Pular para o conteúdo

Experimento de ácido-base: conceitos básicos e procedimentos


E aí, e aí, e aí galera! Como estão? Tudo bem? Vamos para a aula de hoje? Estão preparados? Sim? Então vamos lá!
Hoje nós iremos fazer um experimento muito legal, o experimento de ácido-base. Antes de começar, eu vou te perguntar o seguinte: Você sabe a diferença entre um ácido e uma base? Se não sabe, você vai descobrir hoje!
Bom, existem os chamados indicadores de pH, que vão dizer para você se uma substância é ácida, básica, ou neutra. Existem dois tipos de indicadores: naturais e artificiais. Os naturais, por exemplo, são o repolho roxo, a beterraba, a amora, etc. Já os artificiais são o azul de bromotimol, a fenolftaleína, o papel de tornassol, entre outros.
É através do uso desses indicadores que a gente consegue saber se uma substância é ácida, básica ou neutra. Então, não tente ficar provando as coisas para saber se é ácido ou base, porque você pode se machucar.
Imagine que você tem uma solução transparente como a de ácido clorídrico e uma solução com um pouco de suco de limão. Como é que você vai saber qual dos dois é o ácido? Você não vai provar, você não vai colocar o dedo, tá? Você não vai beber, porque pode promover um acidente feio. Então você vai fazer o uso dos sete dicas que nós iremos ver na aula de hoje, beleza?
Bom, nós temos aqui o suco de repolho roxo, que é um indicador natural muito fácil de fazer. Você vai pegar algumas folhas de repolho roxo, colocar no liquidificador com um pouco de água e vai bater no liquidificador. Depois, você coa. Não precisa colocar açúcar, tá?
Além do suco de repolho roxo, temos várias substâncias diferentes em solução, e o que nós iremos ver é como esse indicador de pH se comporta na presença de cada uma dessas substâncias. Destaco para vocês que o suco de repolho roxo contém uma substância natural chamada antocianina, que auxilia no processo de mudança de cor na presença de ácidos e bases.
No primeiro copo, temos hidróxido de sódio (soda cáustica). Aqui, sem água ou soda cáustica, o suco de repolho roxo é roxo. Vamos agora colocar o suco de repolho roxo na soda cáustica e ver que comportamento essa solução vai apresentar. Olha que bonita a reação!
Aqui nós temos água sanitária. Na água sanitária, o suco de repolho roxo fica azul.
Agora, água com sabão. O suco de repolho roxo fica verde.
Aqui temos bicarbonato de sódio. O suco de repolho roxo fica azul claro.
E olha só, água com açúcar. Você perguntou por que não fica da cor esperada? É porque o açúcar que estou utilizando é aquele açúcar com uma coloração mais escurinha. Açúcar demerara.
No leite, o suco de repolho roxo fica roxo claro.
Na solução de vinagre, o suco de repolho roxo fica avermelhado.
E, por último, suco de limão. Na presença do suco de limão, o suco de repolho roxo fica rosa.
Percebam que a cor do suco de repolho roxo vai estar variando de acordo com a solução que você tem, seja ela mais ácida ou mais básica.
Espero que tenham entendido a aula de hoje e que tenham gostado do experimento. Eu sugiro que vocês peguem alguns produtos em casa, como álcool, querosene, sabão em pó, etc. Vão preparar o suco de repolho roxo e façam o teste em casa!
Muito obrigado pela atenção! Espero que vocês tenham gostado e que também façam em casa. Não se esqueçam de se inscrever no nosso canal, deixar seus comentários e ativar o sininho de notificações. Vamos fazer esse canal crescer! Até a próxima aula, tchau!
Fonte: EXPERIMENTO ÁCIDO/BASE por CEN Canal de Ciências Exatas e Naturais