Pular para o conteúdo

Exercícios para Parkinson: Saiba como melhorar a qualidade de vida.

Mal de Parkinson e os benefícios dos exercícios físicos

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. Ela é causada por uma diminuição intensa do neurotransmissor dopamina, que ajuda na realização do movimento voluntário do corpo de forma automática. A falta dela, especialmente numa região pequena do cérebro denominada substância negra, causa sintomas característicos do Parkinson.

Dentre os sintomas, três deles são bem característicos do Parkinson: o tremor em repouso, a bradicinina (que é a lentidão de movimentos) e a rigidez muscular, onde nós percebemos uma diminuição da amplitude do movimento. Outros sintomas também podem vir a afetar pessoas com Parkinson, como, por exemplo, a dificuldade para deglutir alimentos, alterações posturais, diminuição da voz e dificuldade na marcha.

Apesar de todos os sintomas do Parkinson terem tratamento, o tratamento é baseado em medicamentos e numa equipe multidisciplinar. Essa equipe deve ser composta por enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e profissionais de educação física.

E nós, profissionais de educação física, podemos ajudar através de exercícios físicos. Os estudos mostram que a associação de treinamento resistido com o treinamento aeróbio são os que promovem melhores resultados, trazendo uma maior funcionalidade e uma maior capacidade física para esses indivíduos, aumentando a qualidade e a expectativa de vida. Mas quem vai planejar todas as estratégias é o seu professor, lembrando que a orientação faz a diferença.

Fonte: Parkinson Exercícios por Canal do Personal Tv