Pular para o conteúdo

Exercícios para hérnia de disco: como agir na fase aguda

Olá, sou Carlos Sousa, fundador da FAEMS Saúde. Hoje vamos tratar de exercícios para a fase aguda da hérnia de disco, ou seja, desde o momento da lesão até um período de até seis meses, onde a pessoa sente muita dor e é muito limitada em termos de função de movimentação do tronco.

É uma fase bem complicada, por isso, aplicaremos exercícios específicos para melhorar a mobilidade e devolver uma maior independência. É importante ressaltar que esses exercícios devem ser realizados em uma superfície firme, como um colchão ortopédico ou uma espuma com densidade alta, para que o corpo fique bem estabilizado.

Exercícios para fase aguda da hérnia de disco

  • Exercício de rotação: deite com o corpo bem apoiado na superfície e traga as pernas próximas ao tronco. Realize o movimento de rotação por meio da rotação na região lombar. Faça de três a cinco rotações por um lado e pelo outro. Em seguida, com os pés apoiados, feche uma perna e estique a outra, mantendo essa posição por cerca de 30 segundos. Faça isso para ambos os lados.
  • Exercício de cruzamento de perna: exercício de alongamento para a região do bumbum e da coxa. Cruze uma perna totalmente sobre a outra, deixando-a cair por 30 segundos. Em seguida, faça o mesmo para o outro lado.
  • Exercício para a articulação femoral: deite com as pernas estendidas e deslize uma perna aberta pelo chão, depois traga de volta ao corpo. Faça isso por 10 repetições para cada lado.
  • Exercício do gato: fique de quatro apoios e curve a coluna como se fosse trazer a cabeça e o quadril bem próximos. Faça isso por 20 repetições.
  • Exercício de extensão do tronco: sente-se sobre os calcanhares e deixe as mãos esticadas para a frente, deixando a musculatura paravertebral esticar. Mantenha a posição por 30 segundos.
  • Exercício do pombo: sente-se com uma perna na frente da outra, deixando o corpo apoiado nessa região. Mantenha a posição por 30 segundos e depois mude para o outro lado cruzando as pernas.

Esses exercícios são importantes para a fase aguda da hérnia de disco, mas é importante ressaltar que é fundamental consultar um médico e um profissional de educação física antes de começar qualquer exercício, para que a lesão seja avaliada e os exercícios sejam realizados com segurança.

Espero que você tenha gostado dessas dicas. Deixe seus comentários e sugestões de outros temas que gostaria de ver aqui no nosso canal. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber nossas atualizações em primeira mão. Até a próxima!

Fonte: EXERCÍCIOS para HÉRNIA DE DISCO Fase Aguda por Rafael Souza

Marcações: