Pular para o conteúdo

Exercícios caseiros para aliviar a dor da tendinite no ombro.


Olá, pessoal! Eu sou a Giselle Blasioli, fisioterapeuta, e estou aqui para ajudar quem sofre com um problema muito comum: a tendinite de ombro.
Antes de começar, é importante entender que a tendinite é uma inflamação dos tendões, que são estruturas de tecido mole compostas por fibras de colágeno. Eles servem para dar movimento aos ossos quando os músculos são contraídos.
No entanto, se essas fibras sofrerem uma sobrecarga muito grande de peso ou se os movimentos do corpo forem constantes e repetitivos, elas podem enfraquecer, inflamar e até romper. Os sintomas mais comuns da tendinite de ombro são fraqueza e dor ao realizar alguns movimentos, principalmente aqueles com o braço acima da cabeça. Além disso, pode haver dor ao deitar sobre o ombro afetado.
Mas fiquem tranquilos, a fisioterapia pode ajudar muito no tratamento da tendinite de ombro. A primeira intervenção terapêutica é a redução da inflamação com a melhora da dor, seguida de um programa de exercícios terapêuticos para fortalecer a região do complexo do ombro.
Agora, eu vou ensinar alguns exercícios que dá para fazer em casa e melhorar a sua tendinite de ombro:
1. Pendurar: apoie os braços em uma cadeira e incline o tronco para frente. Deixe o braço com tendinite pendurado e faça movimentos pendulares para frente e para trás, lateralmente, no sentido horário e no sentido anti-horário, dez vezes em cada direção.
2. Alongamento peitoral: estique os braços para frente, abaixe a cabeça e segure a posição por 15 segundos, fazendo três séries.
3. Rotação externa com bastão: segure o bastão com a mão afetada e faça o movimento de rotação lateral, empurrando o bastão para fora. Faça 20 movimentos.
4. Elevação de membros superiores: apoie as mãos na testa e faça movimentos de subir e descer os braços esticados, fazendo três séries de 20 repetições.
5. Flexão de cotovelo: deite-se de lado com as pernas dobradas e faça o movimento de fechar o punho e tocar a barriga com o cotovelo, fazendo três séries de 10 a 15 repetições.
6. Fortalecimento dos rotadores laterais: faça o movimento de levantar e abaixar o braço afetado com o auxílio de um peso de até 2 kg, três séries de 10 a 15 repetições.
7. Estabilização escapular: apoie as mãos e os joelhos no chão e afunde a escápula, fazendo três séries de 10 movimentos.
8. Alongamento do nervo mediano: encoste a mão direita na parede e, com a mão esquerda, puxe o braço afetado para fora, mantendo o cotovelo encostado no corpo. Faça três séries de 15 a 20 repetições.
Fonte: Tendinite de Ombro! Exercícios para melhorar a dor, que podem ser feitos em casa. por Gisele Blasioli Fisioterapia e Pilates Bauru