Pular para o conteúdo

Exercício Kegel: Fortalecimento do Assoalho Pélvico.

Olá, meus amigos! Recebi essa pergunta aqui no canal sobre os exercícios querentão se eles são indicados se eles influenciam né questão do esfíncter anal. Vamos dar uma olhada sobre esse assunto…

Olá, eu sou o doutor Marcelo Werneck. Antes de mais nada, clique no botão de curtir para que possamos produzir mais vídeos para vocês. Vamos lá!

O que são os exercícios quer? Quem nunca ouviu falar, então agora vai conhecer. Os exercícios que pegam são exercícios para fortalecer a musculatura da pélvis, o assoalho pélvico, mais precisamente o músculo pubococcígeo. Para você saber o que que esse músculo faz, imagine a seguinte situação: você está urinando e precisa parar rapidamente. Essa parada na micção é realizada pelo músculo pubococcígeo, ele contrai e impede a saída da urina. Esse músculo, além disso, tem outras funções. Então, quando a pessoa tem naquela musculatura, ela torna a pele mais firme, ela ajuda em alguns aspectos.

Na mulher, aqui, faz fortalecer a musculatura da pélvis, ajudando na melhora de alguns quadros funcionais e também fortalecendo para diminuir o risco de descida do períneo, por exemplo. Já nos homens, a contração desse músculo ajuda na manutenção da ereção. Então, esse tipo de exercício, em geral, é praticado visando melhores de aspecto sexual e fortalecimento da musculatura da pélvis.

Agora, na questão da musculatura anal, não é exatamente a mesma musculatura que é contraída. Esse exercício é realizado visando a contração da parte anterior da pelve, estando fortalecendo uma outra musculatura. É claro que durante a contração vai acontecer também a contração de outros músculos, por exemplo, músculo elevador do ânus, músculo puborretal e até o esfíncter anal pode estar envolvido nisso. Esse fortalecimento vai ajudar em quadros, por exemplo, aquela musculatura tá relaxada. É claro que o relaxamento da musculatura tem vários fatores envolvidos. A gente tem que saber: é por enfraquecimento ou é por algum outro problema? Porque no caso de enfraquecimento por lesão nervosa ou lesão do músculo, pode ser que isso não seja suficiente para ajudar. Agora se a pessoa tá querendo fortalecer essa musculatura que tá envolvendo o reto e a região do esfíncter, aí a pessoa tem que concentrar esse tipo de contração naquela região, que é o que é feito na fisioterapia para melhora da função de continência fecal. Tem a pessoa vai fortalecer a musculatura anal e não a musculatura da pélvis anterior.

É um exercício que ele não é direcionado para esse tipo de musculatura. A pessoa pode ter algum benefício. Agora, uma coisa que é importante é o seguinte: exercício, fisioterapia, tudo isso deve ser feito com orientação porque muitas vezes as pessoas vão treinar de forma errada e isso pode ser prejudicial, em vez de ajudar. Então se você tem alguma preocupação com relação à reeducação dessa musculatura, procure um especialista. Ele vai avaliar, vai ver se precisa fazer exames, por exemplo, a manometria ano retal e se for o caso, indicar para fazer uma fisioterapia. Espero que tenha dado para entender tudo direitinho. Se você entendeu, curte o vídeo, vocês ajuda o canal a crescer e eu vou fazer mais vídeo para vocês. Até a próxima!

Fonte: Execício Kegel, fortalece o ânus? por Dr. Marcelo Werneck