Pular para o conteúdo

Exercício de mobilidade para aliviar dor no ombro e tratar síndromes como ombro congelado, capsulite adesiva e síndrome do impacto.

Mobilidade do Ombro: Exercícios para Aumentar a Amplitude de Movimento

No vídeo de hoje vamos falar sobre mobilidade do ombro e vou ensinar para vocês uma sequência de exercícios para melhorar a mobilidade e amplitude de movimento do seu ombro. Existem diversas patologias que podem causar a perda de mobilidade e amplitude de movimento na articulação do ombro, por isso é importante que busquemos exercícios para cuidar da dor e trabalhar a mobilidade.

Exercícios para Aumentar a Amplitude de Movimento do Ombro

Para realizar esses exercícios, você vai precisar de um bastão ou cabo de vassoura e uma fita ou toalha para alguns dos exercícios:

1. Movimento de Elevação

Para essa sequência de exercícios, vamos começar com o movimento de elevação do braço. Você vai segurar o bastão com a mão do ombro afetado (por exemplo, se o seu ombro direito é o afetado, você segura o bastão com a mão direita) e fazer o movimento de elevação respeitando um ângulo de 30 graus, mantendo o braço estendido. Você não vai fazer o movimento para lateral, apenas para cima. Repita o movimento duas séries de 10 vezes.

2. Movimento de Extensão

O próximo exercício é o movimento de extensão do ombro. Para isso, posicione o bastão atrás do seu braço (onde está o seu ombro afetado) e puxe suavemente, deixando o seu braço afetado passivo e apenas acompanhando o movimento do seu outro braço. Repita o movimento duas séries de 10 vezes.

3. Extensão com Fita ou Toalha

Agora, para trabalhar a extensão do seu ombro, vamos utilizar uma fita ou toalha. Ancore a sua mão afetada na fita (ou toalha) e, mantendo o seu braço afetado totalmente solto, puxe a fita para trás e depois solte. Repita o movimento duas séries de 10 vezes.

4. Elevação no Plano Frontal

Para trabalhar a elevação no plano frontal, utilize a fita (ou toalha) colocando o seu braço afetado dentro dela. Fixe a fita em uma porta aberta e utilize o braço que não está afetado para levantar o seu braço afetado. Repita o movimento duas séries de 10 vezes.

5. Cadência de Movimento com Bastão

Por fim, para trabalhar a região da cápsula anterior do seu ombro, deire-se e apoie o seu cotovelo em uma superfície. Segure o bastão com a mão do seu braço afetado e faça o movimento de baixo para cima e de lado para lado, mantendo o braço passivo e acompanhando apenas a cadência do seu outro braço. Repita o movimento duas séries de 10 vezes.

Lembre-se de fazer os exercícios dentro da sua capacidade e respeitando a margem de dor, no qual você para o movimento assim que a dor é sentida. Pratique esses exercícios algumas vezes na semana dentro da sua rotina de cuidados e reabilitação do seu ombro.

Fonte: Exercício de Mobilidade p/ Dor no ombro | Ombro congelado | Capsulite adesiva | Síndrome do impacto. por Dr. Rodrigo Lopes – Fisioterapeuta