Pular para o conteúdo

Exame físico da pericardite aguda: o que observar?


Ah, então beleza! Tinha uma história com um paciente com dor. Pode ser político, pode ser térmico, pode ser doença muscular. Você tá meio em dúvida e vai usar melhor a paciente. Então, você já começou um leque de diagnósticos. Pericardite aguda é uma das opções e se você achá-la, pode ganhar o paciente. Você vai procurar nossos pacientes e isso vai te reforçar. Talvez seja realmente uma pericardite aguda.
Então, o tipo de pericardite aguda é o atrito pericárdico. Este é uma alteração que a gente vai encontrar na ausculta cardíaca. Geralmente é um som rude. Não é grave e não respeita o tempo cardíaco. Então, não é igual a um sopro. Histórico que toda hora lá depois de um vai ter um sopro. Então, ele é regular. Cada hora cai num ponto diferente do batimento cardíaco e nem intermitente. Às vezes eu fico, também às vezes você pára de escutar. Então, não é contínuo. E ele tem um som mais rouco. Não parece ter um soco.
Você nunca ouviu um nosso de atrito pericárdico? Uma coisa que eu já me lembrei é se você tem acesso a proteína pós-operatório de cirurgia cardíaca. É bem como os pacientes. São os primeiros dias. Eu posso ir cardíaca apresentar atrito pericárdico. E não dá. A gente não quer dizer muita coisa. É só por um processo inflamatório de manipulação lá na região cardíaca. Então, se você se atenta, é difícil de se pacientes no pós-operatório. Muitas vezes, o paciente tem lá o nosso curso de esquece de publicar depois. Começa a pegar o jeito lá de como reconhecer uma tendo pericárdio.
Mas, com essas características, dá para ter uma noção. E além do atrito pericárdico, o que você precisa ver, se está pensando em uma cardiopatia em derrame, que vai te levantar um alerta, é que esse paciente não tem só pegar de Arruda. Mas, ele tem um derrame pericárdico que pode ter tamponamento. Essas adoro tem que tá em prova.
Caiu há 2 anos atrás. Na verdade, é aquele hatchback, né? O plástico. Para gente pensar em tamponamento cardíaco, é o paciente que chega a hipotenso com bulhas hipofonéticas e que o estágio Goulart. Então, paciente hipotenso está regular que você não consegue os direitos. As bolhas. Se o cara concurso na prova, ele tá querendo falar de tamponamento cardíaco. Que caiu agora, 2011/2011. Caiu um caso diferente que ficava em dúvida se era tanto tormento, se era aplicar gente construtivo. E uma das dicas que já vão na prova era que ele tinha um sinal que era mostrar o garoto. Piorava quando a gente respirava profundamente.
Ter um chama um sinal de que o baú. Então, paciente respira fundo. Aumentou a estaca jugular. É o. Esse é o centro smile. É o que nos faz pensar intercardioconstrutiva. Não são todos os pacientes que desenvolvem isso. Mas é muito raro diferente temporariamente cardíaco. Então, se pacientes, eu compro o avaliador. Pede decisão final na prova. Geralmente, a resposta que ele quer ouvir é pericardite constritiva.
Beleza! Trazendo físico que você vai procurar, principalmente vai ser atrito pericárdico. O que vai te ajudar no diagnóstico de pericardite aguda.
Fonte: O que procurar no exame físico da pericardite aguda? por Cardiopapers