Pular para o conteúdo

Evitando danos graves causados pela queimadura solar.


O verão chegou e as queimaduras solares começam junto. Então vamos nos cuidar! O que você pode fazer para se prevenir e tomar cuidado com isso?
Eu sou a doutora Luciana Villas Boas e sou médica dermatologista. Eu ajudo você a entender como esse processo acontece na sua pele e como ele pode afetar. É importante procurar a melhor ajuda.
A queimadura solar pode acontecer e ser diferenciada em alguns aspectos. Você vai estar lá exposto ao sol e vai ficar além do tempo. E aí você vai se queimar. O tempo é variável para cada pessoa, não só pelo tom de pele, mas pela sensibilidade individual que aquela pessoa tem a ficar exposta ao sol. Eu, por exemplo, quando fico exposta ao sol, mesmo sendo morena, não fico muito morena. Eu fico muito vermelha depois de 2-3 dias. Isso significa que eu tenho uma tendência a ter uma menor tolerância, ou seja, eu não consigo ficar muito tempo no sol porque senão eu vou queimar minha pele. Então cuidado!
Por isso a necessidade de usar filtros solares para que você se cuide. Não vou entrar em polêmica sobre qual o melhor filtro solar a ser usado. Se você vai usar óleo de coco, ele protege, mas tem gente que se queima usando óleo de coco. Isso é individual. Por isso que você vai usar aqueles que você já sabe que você já usou e que foram eficazes para você. Esse é o melhor filtro para você que você gostou e que não achou alergia.
Cuidado com as crianças. Exposição muito prolongada ao sol, não reaplicaram o filtro solar. Cuidado com tudo isso porque você pode se queimar só pelo sol diretamente. Mas você pode se queimar também porque está brincando e ele está fazendo algum exercício, está praticando alguma coisa e passou na grama, passou no meio de uma moita, alguma coisa assim. Isso pode provocar o que a gente chama de foto dermatose, que é outra coisa comum que acontece.
Além disso, quando você está preparando uma caipirinha para a sua família, não lava direito a mão do limão. Aí você vai se expor ao sol e acabar com a mão queimada. Isso é bem desagradável, além de doer e de poder dar bolhas e manchas.
Então se cuida! Cuidado com esse período. Agora, se proteja! Existem roupas que o próprio tecido é tratado e ele já tem protetor solar. Cuida, aproveita o verão com cuidado, hidrata-se e tome bastante água. Aproveita o sol e todos bem!
Isso é o que ele tem para você e assim você vai estar sendo como eu sempre digo, a sua melhor amiga, o seu melhor amigo. E lembre-se de se inscrever no meu canal se você gostou do vídeo. Curte ele aqui e deixe seus comentários que eu respondo com muito carinho. Muito obrigada até o próximo.
Fonte: Queimadura solar, o que não fazer? por Luciana Villas Bôas Clínica Dermatológica