Pular para o conteúdo

Estreitamento da uretra em homens: sintomas, causas e tratamentos


Olá, meu nome é Júlia e eu sou médica urologista. No vídeo de hoje, vou falar sobre algo que talvez muitos não entendam, algo que é um pensamento dos homens, mas que pode acontecer também com mulheres. É uma doença que assombra muitos pacientes, pois os resultados são desafiadores e muitas vezes não há melhoras com diversos tratamentos e até mesmo cirurgias. Estamos falando da estenose da uretra, também conhecida como estreitamento da uretra.
Essa doença é muito comum em homens e, embora seja raro de acontecer em mulheres, é uma condição que pode ocorrer. É caracterizada pela estreitamento da uretra, que pode ocorrer desde a próstata até a ponta do pênis. As principais causas dessa condição eram, no passado, infecções como gonorreia, que se não tratadas adequadamente, levavam à destruição da parede da uretra, proporcionando a formação de estreitamentos.
Hoje em dia, com os tratamentos e recursos antibióticos, a gonorreia dificilmente se torna crônica. A principal causa de estenose da uretra são as intervenções cirúrgicas, como a ressecção de cálculos por via uretra, cirurgias de ressecção de lesões na uretra, entre outras. Todas as vezes que se utiliza um aparelho que passa pelo canal da uretra, se não for manuseado corretamente, pode causar machucados, resultando em estreitamentos. O problema é que a estenose de uretra é difícil de tratar, sendo uma das doenças mais desafiadoras e intrigantes dentro da urologia.
Quando se realiza uma cirurgia para alargar a uretra, pode ocorrer recorrência da estenose após certo tempo. O paciente pode voltar a apresentar sintomas de estreitamento da uretra, e, neste caso, devem-se realizar dilatações da uretra, passando um instrumento que dilata o canal, para que o problema se amenize. No entanto, em alguns casos, as dilatações não funcionam e é necessário realizar uma cirurgia mais invasiva, como por exemplo, a retirada da uretra, enxerto de mucosa bucal e posterior reanastomose das extremidades.
Em resumo, a estenose da uretra é uma doença que pode ocorrer em homens e mulheres e que pode ser causada por intervenções cirúrgicas, traumas ou processos infecciosos. É um problema difícil de tratar e que muitas vezes exige diversos procedimentos cirúrgicos e dilatações. Se você conhece alguém que tenha esse problema, recomenda-se procurar um urologista capacitado e especializado no assunto para realizar o tratamento adequado.
Espero que tenham gostado do conteúdo desse vídeo, que tem como principal objetivo informar e conscientizar às pessoas sobre este tema. Não se esqueça de se inscrever no canal, curtir e deixar seu comentário abaixo.
Fonte: Estreitamento da uretra – Doença terrível para os homens – Sintomas, causas e tratamentos por Dr Élio Arão Júnior

Marcações: