Pular para o conteúdo

Estiramento muscular versus distensão muscular: causas, sintomas e tratamentos

Distensão muscular: o que é e como tratar

A distensão muscular é um problema bastante conhecido por quase todos nós, mas muita gente acredita que ela acontece apenas com atletas. No entanto, qualquer pessoa pode sofrer com esse tipo de lesão.

Para entender melhor o que é a distensão muscular e como ela funciona no nosso corpo, é preciso primeiro entender o que são os músculos. Eles são composições de fibras que se contraem e relaxam para provocar movimento no corpo. Por exemplo, o músculo braquial bíceps ajuda a flexionar o cotovelo e o tríceps ajuda na extensão do mesmo.

Uma distensão muscular ocorre quando há uma sobrecarga em um conjunto de fibras musculares, fazendo com que o músculo não responda à atividade adequada. Essa lesão é mais comum na região posterior da coxa, principalmente no bíceps femoral.

Existem três tipos de distensão muscular. O tipo 1 é quando as fibras sofrem um pequeno dano sem deformar ou alterar a estrutura. Já o tipo 2 ocorre quando parte das fibras se rompem e o tipo 3 é quando todo o ventre muscular se rompe.

A recuperação de uma lesão muscular do tipo 2 é mais demorada do que do tipo 1 e a do tipo 3 é ainda mais demorada, podendo deixar sequelas. Por isso, é importante conhecer as fases da lesão muscular para tratar de forma adequada.

A fase inicial da distensão muscular é a inflamatória, que é combatida com repouso e imobilização do grupo muscular afetado, além do uso de gelo para diminuir a inflamação e a dor. Anti-inflamatórios podem ser úteis nessa fase, desde que sejam tomados por um período curto. Após alguns dias, é indicado começar a mobilizar a musculatura afetada sem fazer força.

É importante lembrar que a distensão muscular exige uma mobilização e reabilitação precoce para um resultado bom. Se o músculo ficar parado ou imobilizado por um período longo, a chance da fibrose aumentar e a pessoa pode ter diminuição de força, dor ou problemas posteriores.

Por isso, caso seja necessário, é importante buscar ajuda médica para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Além disso, é importante evitar sobrecarga nos músculos, manter hábitos saudáveis e fazer os exercícios e treinos corretamente.

Agora que você já sabe o que é a distensão muscular e como tratá-la, lembre-se sempre de cuidar bem do seu corpo e evitar lesões.

Fonte: ESTIRAMENTO MUSCULAR OU DISTENSÃO MUSCULAR? Causas, Sintomas e Tratamentos por Ortopedia de Ombro e Cotovelo por Guilherme Noffs