Pular para o conteúdo

Esquizofrenia: Entenda os sintomas de delírios e alucinações.

angústia preconceito reclusão quem tem esquizofrenia conhece bem o significado dessas palavras.

Afinal, a doença de causa desconhecida gera sintomas que provocam a perda do contato com a realidade, prejudicando a qualidade de vida do portador. Sintomas positivos: a gente tem alucinações e delírios. Alucinações são percepções que não dizem respeito à realidade, como ouvir vozes, ou ver coisas que não existem. E os delírios são crenças que também não têm congruência com a realidade, como achar que está sendo filmado por alienígenas ou que está sendo perseguido pela CIA.

E ainda mais comuns que esses sinais tão conhecidos são chamados sintomas negativos: o isolamento e a falta de motivação para fazer atividades essenciais, como hábitos de higiene ou alimentação, são frequentes. A explicação para esse comportamento está no cérebro. Têm teorias mais modernas, mas a mais aceita é que ela tem um desbalanço na neurotransmissão, principalmente de um neurotransmissor chamado dopamina, ligada à sensação de prazer. Dopamina passa a ser produzido em menor quantidade na região frontal do cérebro, resultando em apatia e lentidão de pensamentos. E é essa parte frontal ficando mais disfuncional, algumas partes do cérebro mais próximas da região temporal que a gente fala vão funcionar de mais. Essas áreas fora de controle que vão gerar as alucinações e delírios né.

Para fazer o diagnóstico, não existe um exame específico, mas alguns testes podem ser pedidos para descartar outras doenças. O principal mesmo é a análise dos sintomas já manifestados, como começar a não fazer mais amizades, não sair mais com os colegas, começar a ficar muito em casa. É geralmente orientado que isso são sinais de alerta para buscar ajuda. Pode ser um quadro de esquizofrenia, mas podem ser muitos outros quadros, como depressão, ansiedade ou fobia, por exemplo. E olha, quanto antes o paciente buscar ajuda, melhor viu, para controlar os sintomas. Medicamentos antipsicóticos devem ser usados, afinal, eles são essenciais para evitar recaídas. E tem a rede de reabilitação, que a gente fala, né, que vai entrar toda uma equipe multidisciplinar, psicólogos fazendo a psicoterapia, terapia ocupacional, as enfermeiras para ajudar essa pessoa.

Se você conhece alguém que tenha doença, presta o seu apoio e ponha de lado o preconceito. A compreensão da família e dos amigos é essencial para um tratamento bem-sucedido. E se você gostou desse vídeo, aproveite para curtir e compartilhar com seus amigos. Para saber mais sobre esquizofrenia, acesse minhavida.com.br.

Fonte: Esquizofrenia: entenda a doença que provoca delírios e alucinações por Minha Vida