Pular para o conteúdo

Esfincteroplastia anal: saiba mais sobre a cirurgia de reconstrução do esfíncter anal.


Olá, amigos! Eu recebi alguns comentários aqui e também no Instagram sobre a questão das extintas plásticas cirurgias anais. Se você ainda não me segue no Instagram, por favor, siga lá. Você encontrará conteúdo interessante.
Eu já falei sobre várias opções de cirurgias anais, como a fissura anal, por exemplo. Mas fui perguntado sobre a extinta plastia, que é uma cirurgia que já não é mais utilizada.
Algumas pessoas terão um relaxamento da musculatura do ânus ou até uma lesão nessa musculatura. Isso normalmente vai acontecer em cenários de trauma, ou seja, quando a região é traumatizada, podendo lesionar a musculatura. No caso do parto vaginal, muitas vezes ele pode traumatizar aquela região, o que chamamos de lesão obstétrica. Essa lesão tem vários graus e quando é de grau 4, significa que ela lesou a musculatura do esfíncter anal, podendo levar a um quadro de incontinência.
Muitas vezes me perguntam sobre essa cirurgia para pessoas que sentem que a musculatura está mais relaxada, mas não têm histórico de trauma ou lesão daquela musculatura. Nesse caso, essa técnica é muito pouco indicada, porque ela normalmente precisará de um fortalecimento. A cirurgia é indicada para casos de incontinência de lesão na musculatura. Isso porque o resultado não é 100%. Então, mexer em um músculo que está saudável pode piorar o quadro. Quando a pessoa está perdendo fezes e não consegue segurar, a cirurgia é usada para poder fazer novamente a musculatura funcionar. Nesses casos, a musculatura é solta e colocada no lugar de forma que o ânus fique mais tenso e volte a ter aquela capacidade de reter as fezes.
Para pessoas que não têm lesão na musculatura, muitas vezes o que precisam é de tratamentos clínicos. Nesses casos, existem procedimentos como a fisioterapia, que pode ser feita com biofeedback e é usada para treinar a musculatura.
Existe ainda outra situação em que a capacidade de reter as fezes é prejudicada por causa de uma lesão no nervo que leva a musculatura responsável pela contração. Quando há uma lesão no nervo, o músculo fica relaxado e não tem força para segurar as fezes. Nesses casos, mexer na musculatura não vai resolver o problema e a fisioterapia também não será eficaz. Nessas situações, existem outras opções, como implantes.
Em geral, é possível ter uma melhoria, mas nem sempre é de 100%. As pessoas precisam procurar atendimento especializado para entender qual é a melhor opção.
Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas. Clique aqui para se inscrever no canal e fique atento para o próximo vídeo.
Fonte: Cirurgia de esfincteroplastia anal por Dr. Marcelo Werneck