Pular para o conteúdo

Escafóide fraturado: causas, sintomas e tratamento pelo Dr. Fernando Moya CRM 112.046


Fratura de Escafoide

Hoje o tema é Fratura de Escafoide.

Oi, eu sou o Fernando Moya, sou cirurgião de mão, e hoje tema da discussão é fratura de escafoide.

Bom, primeiro o escafoide, o quê que ele é? Ele é um ossinho que está na região do punho na transição entre o rádio e o restante do punho, e é uma peça-chave na mobilização para tudo o que a gente consegue fazer de flexo extensão e desvios laterais, o escafoide é uma peça fundamental para essa mobilização.

Fraturas em geral do escafoide acontecem na sua esmagadora maioria após trauma com o punho estendido, ou seja, aquela proteção que a gente faz para não bater o rosto em geral levam a esse tipo de lesão, mas também a descrição de outros tipos de lesão como a hiperextensão do punho, determinadas atividades esportivas, quedas de altura, essas são as mais comuns.

Quando você tem essa lesão, essa suspeita inicial, ou seja, um trauma, uma queda que pode ou não ter a fratura, é sempre importante a gente fazer um diagnóstico inicial, então procurar um atendimento médico, fazer exames iniciais, pelo menos uma radiografia, é muito importante. E é importante que sempre que houver a suspeita de uma fratura de escafoide, que se faça o tratamento. Nesses casos, vale uma máxima que é melhor tratar a mais do que tratar a menos, então ou seja, é muito comum nos prontos socorros a gente encontrar médicos que não têm certeza que você tem ou não tem a fratura, mas que tratam de uma maneira como se fosse. Existe um percentual muito alto de fraturas ocultas nesse tipo de lesão, e a fratura maltratada do escafoide, ela pode levar a lesões muito, muito graves. Acabam em alguns casos levando à sequelas, como perda de movimento, limitações de força.

Portanto o diagnóstico adequado e o tratamento adequado são fundamentais para essa patologia. Em relação ao tratamento, uma vez diagnosticado então você vai ter, a depender do tipo de fratura, algumas possibilidades que variam desde um tratamento mais simples até um tratamento cirúrgico, dependendo da lesão.

Bom, essa é uma discussão inicial. A partir do diagnóstico e o tratamento, a gente normalmente vai ter a cicatrização do osso, e num próximo vídeo a gente vai discutir quando esse osso não cicatriza, que tipo de problema ele vai causar, que é a famosa pseudoartrose do escafoide.

Fonte: Fratura de Escafóide | Por Dr. Fernando Moya CRM 112.046 por Dr. Fernando Moya