Pular para o conteúdo

Episódio 5 da Minissérie sobre Doenças: Clamídia.


Clamidiose em aves – Saiba tudo sobre essa doença

Olá amigos e amigas, bem vindos a mais um vídeo do nosso canal. Hoje nós vamos falar sobre a clamidiose em aves.

A clamidiose é uma doença causada por uma bactéria chamada clamídia, e sua patogenicidade é tão alta que apenas alguns microrganismos quando contaminam a sua ave são capazes de gerar uma doença nela, mesmo que ela esteja com a imunidade alta.

Se você está chegando agora no canal, na minissérie, clique primeiro no primeiro vídeo para que você possa entender do que se trata, e aproveite para se inscrever no canal para você não perder os próximos vídeos que eu lançar com dicas de criação de aves.

Essa bactéria tem características que outros agentes de outras doenças não têm. Apesar de existir uma clamídia para o gato, uma clamídia para as aves pode contaminar os seres humanos, sendo uma zoonose que é uma doença que pode ser transmitida da ave para o ser humano.

Porém, é importante lembrar que é raro e difícil que as aves transmitam doenças para os seres humanos, e mesmo esses poucos casos de pessoas contaminadas por clamídia, estão relacionados a pessoas que tinham problemas de imunidade causados por outra doença.

Outra curiosidade é que o tempo de incubação da clamidiose é alto, sendo de duas a quatro semanas no seu animal. É muito comum a pessoa comprar um animal na feira ou no pet shop, e depois de duas semanas ele adoece e morre, ou todos os animais da casa começam a adoecer e morrer. Por isso, é importante que toda ave nova que chegar na sua casa, se você já tiver outros animais em casa, ela tem que ficar em quarentena.

Por ter uma patogenicidade alta, a mortalidade da clamídia em aves também é bem alta, e como as aves escondem que estão doentes, muitas vezes os proprietários demoram para levar os animais ao veterinário. Cerca de um terço dos animais que pegam a clamidiose acabam morrendo, e o problema é ainda pior para quem tem mais de uma ave, porque a clamídia pode ser transmitida através do contato, através de pote de comida, brinquedos e até mesmo do próprio ser humano.

Felizmente, a clamidiose tem cura, e é um remédio simples e fácil de encontrar, mas o tratamento é um pouco demorado. São trinta dias o tratamento completo, e você tem que dar o remédio no bico da ave, não pode diluir na água. Além disso, é necessário fazer a higienização do ambiente também, ou seja, todo lugar onde a ave passou, gaiola, cozinha, quarto, cama, sofá, tem que ser higienizado porque a bactéria pode ficar ali.

A clamídia se multiplica e pode gerar problemas em várias partes do corpo do animal, como fígado, sistema digestivo e pulmão. A ave desenvolve para ela saculite, que é um grande vilão dessa doença.

Os sinais clínicos são muito parecidos com muitas outras doenças, por isso é muito comum as pessoas não irem ao veterinário. Por favor, leve a sua ave ao veterinário se ela apresentar qualquer coisa estranha, comportamento, fezes ou se estiver magra.

O diagnóstico correto é fundamental para o tratamento adequado da clamídia. Por favor, não se consulte com vizinho, com o criador ou com a pet shop, consulte com o veterinário, que é o médico especializado para isso.

Espero que vocês tenham gostado do vídeo de hoje, e até a próxima!

Fonte: MINISSÉRIE – Doenças – Episódio #05 CLAMIDIA por Plantel Amigo de Penas