Pular para o conteúdo

Episódio 3 da Série sobre Doenças Autoimunes: Inflamação no Coração e Vasos


Olá, bem-vindos! Continuando a nossa série de doenças autoimunes, vamos falar sobre o que o processo inflamatório de doenças autoimunes pode causar no coração e nos vasos sanguíneos desses pacientes.
A principal causa de mortalidade em pacientes com artrite reumatóide, artrite psoríase, casa espondilite anquilosante e lúpus é a doença cardiovascular. Com o avanço da medicina e o melhor controle das doenças reumáticas autoimunes, a principal causa de morte nessas doenças passou a ser as doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular encefálico, conhecido como derrame.
O risco cardiovascular de um paciente com artrite reumatóide é equivalente ao risco cardiovascular de um paciente com diabetes, já que substâncias inflamatórias presentes em pacientes com artrite reumatóide, lúpus, artrite e psoríase cá ou espondilite anquilosante podem levar a uma agressão da camada mais profunda do vaso, o endotélio, respondendo assim como diabetes, infarto, derrame, tromboses e outras doenças cardiovasculares.
Alguns medicamentos utilizados para tratar as doenças reumáticas autoimunes estão associados com redução de mortalidade. Por exemplo, a hidroxicloroquina utilizada no tratamento do lúpus e o metotrexato utilizado no tratamento da artrite reumatóide estão associados com menor mortalidade nessas doenças. Além disso, alguns medicamentos biológicos utilizados no tratamento dessas doenças reumáticas autoimunes estão associados também com a redução da mortalidade.
Já o tecido muscular é capaz de produzir um grupo de substâncias do bem que podem levar à quebra de gorduras. O músculo, quando estimulado pelo exercício com a musculação, produz as chamadas miocinas, que são substâncias que conseguem elevar a queda de gorduras, além de ter propriedades anti-inflamatórias no organismo.
Assim, exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, mesmo que de menor duração, mais praticados com frequência, podem ser decisivos para que você atinja a tão sonhada remissão nas doenças reumáticas.
No próximo vídeo desta série, falaremos sobre o caminho que a inflamação percorre nos olhos de pacientes com doenças autoimunes.
Não se esqueça de seguir também nosso canal no YouTube, Canal Real Mais TV e se inscrever lá para receber em primeira mão notificações de novos vídeos como este.
Até a próxima!
Fonte: Série “Doenças autoimunes: O caminho da inflamação: coração e vasos” (episódio 3) por Reumato TV