Pular para o conteúdo

Epilepsia: entenda e conviva de maneira saudável.


vou tentar explicar um pouco mais sobre a epilepsia, que é uma condição que afeta muitas pessoas no mundo. A epilepsia é caracterizada por crises epilépticas, que são convulsões que a pessoa pode sofrer. Eu, particularmente, sofro com essa condição e decidi fazer um vídeo para explicar um pouco mais sobre como é ter epilepsia.
Na minha experiência, descobri que tinha epilepsia quando eu tinha cerca de 29 anos, enquanto estava em um hotel no Rio de Janeiro. Eu tinha dormido pouco, bebido no dia anterior e estava cansada quando tive minha primeira convulsão. Depois disso, fui ao médico e fiz alguns exames, como a tomografia de cabeça, e finalmente descobri que tinha epilepsia. Foi necessário começar a tomar remédios diariamente para tratar a condição.
Porém, com a epilepsia, algumas coisas mudam em minha rotina. Por exemplo, eu não posso dirigir, mergulhar no mar sozinha, entre outras coisas que podem ser perigosas, já que em caso de convulsão, eu poderia me machucar ou machucar outras pessoas. Eu não deixo de fazer as coisas, mas tenho que ter muito cuidado e bom senso. Inclusive, vendi meu carro para evitar riscos de dirigir após as crises. Hoje em dia, eu só ando de táxi e aplicativos de transporte.
Quando tenho uma crise, fico desorientada por cerca de meia hora e não me lembro de nada depois. É como se eu acordasse do nada sem entender o que está acontecendo. Normalmente, fico um pouco cansada depois da crise, mas é importante tentar ter uma rotina saudável com sono regular e evitar o estresse, já que esse fator pode aumentar as chances de convulsão.
É importante lembrar que a epilepsia não é contagiosa e, infelizmente, ainda há muito preconceito em relação a essa condição, mas nunca sofri preconceito por isso. Além disso, nunca descobri a condição na adolescência, o que pode gerar constrangimentos.
No entanto, é importante que as pessoas saibam sobre a epilepsia e como lidar com alguém que tem essa condição. Segurar a língua não ajuda em nada, e é importante evitar que a pessoa se machuque ou caia durante uma crise. Além disso, é fundamental que a pessoa com epilepsia tenha acompanhamento médico adequado e siga as recomendações para evitar as crises.
Por fim, se você tiver alguma dúvida sobre a epilepsia, pode perguntar nos comentários, que responderei da melhor forma possível.
Fonte: TENHO EPILEPSIA, E DAÍ? por DUPLA CARIOCA