Pular para o conteúdo

Enxaqueca com aura: Entenda o que é e seus sintomas com a Dra. Adriana Moro.

E quem tem enxaqueca já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre aura. Mas afinal, o que são essas auras? Vem comigo que vou te explicar!

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Aqui é Adriana Moura, neurologista, e mais um vídeo do nosso canal. Se você ainda não está inscrito, então se inscreva e ative as notificações clicando no Sininho. Assim, você vai saber sempre que entrarmos com vídeo novo.

Agora me conte, você tem enxaqueca? Conta aqui para mim nos comentários. E você sabe o que é aura? As auras são sintomas sensoriais, ou seja, elas acometem os sentidos, como a visão, na grande maioria dos casos. Nem todas as pessoas que têm enxaqueca, elas terão. Agora, a enxaqueca com aura é um tipo de enxaqueca que vai acontecer em aproximadamente 20% das pessoas que têm enxaqueca.

E podem ser então de vários tipos. A aura mais comum é a visual. Ela pode se manifestar como pequenos pontinhos cintilantes semelhantes a vagalumes, podem ser flashes, ou então flashes em forma de zigue-zague. Pode ser um borramento no canto da visão ou no centro da visão, que vai se expandindo. Ou então, pode se manifestar com ponto cego, uma perda do campo visual. Às vezes, até uma perda do campo visual lateral.

Por exemplo, algumas pessoas, elas podem ter auras mais tão elaboradas que elas deram até origem a obras famosas, como aquele quadro “A Noite Estrelada” de Van Gogh, que foi inspirado em uma aura de enxaqueca desse famoso artista. Embora a aura visual ela seja mais comum e a mais conhecida, outros tipos de aura também podem acontecer, como alterações da sensibilidade. Pode ter sensações de formigamento em um lado do corpo, a pessoa pode ter dificuldade para falar, pode ter dificuldade de articular as palavras ou então, não encontrar as palavras que ela deseja falar.

O outro tipo de aura que pode acontecer também são tonturas e falta de equilíbrio. Aí vocês podem estar se perguntando como que acontecem as auras? Então, a fase da aura geralmente acontece antes da dor de cabeça. A pessoa tem esses sintomas da aura que geralmente dura em torno de 15 a 60 minutos. Então, a aura termina completamente. E, algumas pessoas, elas podem ter auras durante a crise ou mesmo depois da crise de dor de cabeça. Mas esse não é o típico, como eu comentei. Não é usual.

Além disso, algumas pessoas podem ter apenas auras sem dor. Depois, nesses casos, nós chamamos de enxaqueca sem dor de cabeça. É intrigante, não é? E agora, uma questão bem importante que nós separamos para todo paciente que tem enxaqueca com aura. Nós sabemos que quem tem enxaqueca com aura tem um risco aumentado de vir ter um AVC. Isso é bem importante, gente. E essa pessoa fez uso de anticoncepcional ou se fumou. Então, pacientes que têm aura devem ser acompanhados de perto pelo seu neurologista e também pelo ginecologista. E evitar os anticoncepcionais ou reposição hormonal e também evitar o tabagismo. Está proibido.

Fonte: ENXAQUECA: O que é enxaqueca com aura? | Dra Adriana Moro por Dra. Adriana Moro – Neurologia