Pular para o conteúdo

Enxaqueca com Aura: Conheça os Sintomas – Explicação do Dr. Diogo Neurocirurgião

Síndrome de Horn: quando a enxaqueca traz novos sintomas

Além da dor intensa de cabeça, a enxaqueca pode trazer outros sintomas durante as crises. Quando o olho fica vermelho e há uma sensação de diminuição da palpebra, pode se tratar da síndrome de Horn. É importante ter cautela ao apresentar esse quadro e verificar se não há alguma outra condição envolvida.

Outros sintomas comuns da enxaqueca são náuseas e, eventualmente, vômito. Muitas vezes, o paciente sente uma melhora após vomitar e pode dormir, mas também pode acordar com mais dor. Essa condição é conhecida por ser multimodal, ou seja, não há uma regra clara de como se apresenta.

Enxaqueca com e sem aura

Do ponto de vista clínico, a enxaqueca é dividida em dois tipos: com aura e sem aura. A aura consiste em qualquer fenômeno visual ou sensorial que antecede, acompanha ou se segue à dor de cabeça. A grande maioria das auras é visual. Existem auras visuais positivas e negativas, sendo as positivas mais comuns. Elas se apresentam como um espectro de cores, como uma cobrinha colorida ou não, que passa na frente do olho, ou luzes piscando.

As auras visuais negativas, por sua vez, fazem com que o indivíduo perca uma parte do campo visual, ou seja, ele enxerga um pedaço e o restante está apagado. Ele pode ainda ter uma forma de escotoma, como pontos escuros que impedem a distinção

A enxaqueca também pode gerar auras sensoriais, que simulam um AVC. Ela começa com formigamento na mão, que sobe pelo antebraço até atingir o braço, o rosto, os lábios e a língua. Esse quadro dura em média até 60 minutos e costuma vir acompanhado de dor de cabeça.

Tratamento e diagnóstico

Caso haja suspeita de enxaqueca e seus sintomas, é importante procurar um pronto-socorro para fazer um diagnóstico diferencial. É importante identificar se há algum outro problema envolvido, como um ataque isquêmico transitório (AIT) em progressão.

Existem diversas abordagens para tratar a enxaqueca e suas auras, e o médico irá avaliar o melhor tratamento para cada caso. É importante ressaltar que o tratamento deve ser feito sob orientação médica.

No próximo vídeo, vamos falar um pouco mais sobre as propostas conhecidas para explicar a enxaqueca e a síndrome de Horn.

Fonte: SINTOMAS da Enxaqueca com Aura – Dr Diogo Neurocirurgião por Dr. Diogo Anderle