Pular para o conteúdo

Entendendo o lipoma: causas, sintomas e cuidados | Dicas de saúde com Dr. Rogério Leite.

O que é Lipoma?

Lipoma é um tipo de tumor formado de tecido gorduroso. Ele pode surgir na parte superficial abaixo da pele. Qualquer parte do corpo pode ser atingida, mas áreas como a parte dorsal e o pescoço são mais comuns. O lipoma também pode aparecer em partes mais profundas, como abaixo da musculatura.

Apesar de ser muito comum, com cerca de 10% da população tendo algum tipo de lipoma em algum momento da vida, apenas 5% dos casos são de lipomas múltiplos.

Por conta da sua localização no pescoço, essa região é considerada a mais complexa do corpo, pois nela estão presentes diversas artérias, veias e nervos que comunicam o corpo com a cabeça.

Três informações importantes sobre diagnósticos

1. Lipoma não é um câncer e não tem um risco significativo de virar câncer.

2. Não existe nenhuma relação direta entre o lipoma e o peso corporal. Ou seja, não há relação entre obesidade e lipoma. Mesmo que haja obesidade, ela não é um fator de risco.

3. Pessoas magras também podem ter lipomas. Elas acabam se destacando nesse sentido justamente por serem magras e por aparecerem com mais facilidade.

Como o lipoma se apresenta?

O lipoma pode aparecer em qualquer idade, tanto em homens quanto mulheres. Não há uma predisposição relacionada ao sexo. No entanto, é mais comum em pessoas entre 40 e 60 anos de idade.

Ele surge como um caroço ou nódulo indolor, que cresce muito lentamente, não levando a nenhum tipo de sintoma. Mesmo assim, algumas pessoas acabam operando por uma questão de incômodo estético. Contudo, não há necessidade de se preocupar, pois não existe nenhuma relação entre lipoma e câncer.

Em casos raríssimos, o lipoma pode se transformar em um tumor maligno chamado lipossarcoma, que é um tipo de tumor originado no tecido gorduroso. Mas isso é muito raro.

Diagnóstico diferencial

O principal diagnóstico diferencial para o lipoma é um problema chamado cisto sebáceo. As células glândulas da pele produzem uma secreção que lubrifica a pele, e essa secreção pode ficar acumulada, formando o cisto sebáceo. Ele é uma secreção esbranquiçada e também aparece como um caroço.

Principais indicações de cirurgia

As principais indicações de cirurgia são quando o lipoma atinge um volume muito grande e quando ele é muito localizado e destaca-se muito esteticamente. Além disso, se o lipoma levar a dor ou a compressão local, também é indicado realizar o procedimento. Geralmente, a cirurgia é feita através de anestesia local e não há necessidade de internação.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto ou qualquer tipo de tumor, agende uma avaliação com um médico especialista.

Fonte: O que é lipoma e quais os cuidados devemos ter? | Dr. Rogério Leite por Dr. Rogério Leite Oncologia