Pular para o conteúdo

Entendendo a Doença Inflamatória Intestinal: tipos, sintomas e tratamentos.

O Maiô Roxo: conscientização da doença inflamatória intestinal

O Maiô Roxo é um movimento mundial que promove a conscientização sobre a doença inflamatória intestinal. Essa doença crônica do trato gastrointestinal pode afetar pessoas de todas as faixas etárias, incluindo crianças e adolescentes na área de gastroenterologia pediátrica.

Segundo dados, 25% dos pacientes com doença inflamatória já manifestam sintomas na infância ou adolescência. Existem dois tipos principais de doença inflamatória intestinal: a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Embora apresentem sintomas semelhantes, como dor abdominal e diarreia, cada uma tem suas características específicas.

Doença de Crohn

Na doença de Crohn, além da dor abdominal, os pacientes podem apresentar problemas nutricionais que acarretam prejuízo de ganho de peso e estatura. Outros sintomas incluem febres, problemas na pele, olhos e fígado. O diagnóstico é feito através da história clínica, exame físico e exames complementares.

Dependendo da gravidade da doença, diferentes tipos de fármacos são utilizados no controle da inflamação, muitas vezes exigindo tratamento ao longo da vida. Em casos mais graves, há a necessidade de avaliação da cirurgia, que pode ser proposta para situações de complicações, como fístulas, estenoses e abscessos.

Retocolite ulcerativa

Na retocolite ulcerativa, o principal sintoma é diarreia com muco sanguinolento, além de dificuldades no ganho de peso. Também podem ocorrer sintomas extra intestinais, como febres e lesões nas articulações. O diagnóstico é realizado através de história clínica, exame físico e exames complementares.

Assim como na doença de Crohn, o tratamento envolve o uso de fármacos para controlar a inflamação, com casos mais graves podendo necessitar avaliação cirúrgica.

No Hospital Nossa Senhora das Graças, dispomos de meios para uma ampla investigação do diagnóstico, como exames laboratoriais com marcadores de atividade inflamatória, endoscopia digestiva e exames de imagem do trato gastrointestinal.

Fique atento aos sinais e, em caso de suspeita, procure um especialista da área. E não se esqueça: use o Maiô Roxo para apoiar a conscientização sobre a doença inflamatória intestinal!

Fonte: Doença Inflamatória Intestinal por Hospital Nossa Senhora das Graças