Pular para o conteúdo

Entenda os sintomas e causas da obstrução intestinal.


Saudações!
Meu nome é Chefe Réus, o médico radiologista. Neste vídeo, para estudantes e profissionais da área de saúde, vamos conversar sobre uma tomografia computadorizada de abdômen sem contraste, com cortes no plano inicial.
Observe neste corte a presença de múltiplas alças intestinais dilatadas, sendo uma delas bastante dilatada, contendo nível de ar. No mesmo corte, é possível notar a presença de alças colabadas. Temos outras alças colabadas no corte mais inferior, na região da pelve, todas alças de delgado. Também é importante observar as válvulas que cruzam toda a luz da alça.
Isso caracteriza o diagnóstico de obstrução intestinal pela tomografia computadorizada. Para encontrar a causa, uma das coisas que devemos procurar são as hérnias. Neste corte mais inferior, é possível ver uma hérnia que passa exatamente pelo forame obturador esquerdo.
Na reconstrução coronal, é possível notar alças dilatadas e a hérnia formando uma cintura, sem constricção. Portanto, temos uma hérnia encarcerada no forame obturador esquerdo, causando obstrução intestinal.
Assim, o objetivo deste vídeo era mostrar a importância da identificação de hérnias abdominais pela imagem, já que é uma área difícil de fazer o diagnóstico clínico.
Obrigado por assistir e até o próximo vídeo!
Fonte: Obstrução intestinal por Jezreel