Pular para o conteúdo

Entenda o que é o Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH e seus sintomas.


Aprenda sobre o Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade em adultos!
Imagine um adulto que é muito distraído e que esta distração está atrapalhando sua vida. No entanto, o problema passou despercebido durante sua infância e adolescência. Essa é uma situação bastante comum a pessoas com Déficit de Atenção e Hiperatividade que passam a vida toda sem terem sido diagnosticadas. Dá para imaginar quantos obstáculos elas precisarão vencer para chegar à Universidade, por exemplo?
Apesar de mais de 10.000 estudos sobre o assunto na literatura mundial, infelizmente muita gente ainda acredita que esse problema não existe nos adultos. Na verdade, as queixas dos adultos são as mesmas das crianças: infração, dificuldade para concentrar-se, baixo rendimento no trabalho, impulsividade (agem sem pensar e depois se arrependem do que fizeram) e mais.
E o que fazer se você acha que tem esse transtorno? Dar o primeiro passo para o diagnóstico nessa faixa de idade é levantar uma história e tentar obter o máximo possível de dados sobre a infância da pessoa. É importante saber se na escola a professora reclamava disso, de indisciplina, se era desorganizada, apresentava lições mal feitas e os cadernos soltos, bagunçados e o material em desordem. Nem sempre é fácil conseguir tais informações. Às vezes, a própria pessoa não tem lembrança clara de como eram as coisas.
Uma saída é recorrer a informantes que sejam próximos. Seus pais, se ainda estiverem vivos, podem ser fonte importante de consulta. Para o diagnóstico, levam-se em conta também as queixas atuais, como o trabalho que não rende, a dificuldade para concentrar-se na leitura de um texto mais longo, realizar as tarefas do dia-a-dia, o incômodo por ficar sentado numa reunião mais prolongada ou monótona, a dificuldade para assistir a uma aula na faculdade ou um curso que exija concentração e permanência numa posição constante, e mais.
Tudo isso somado ao fato de que se esquece dos compromissos e devagar as contas delineia esse conjunto de dados e possibilita reconhecer um quadro de Déficit de Atenção e Hiperatividade no adulto. Esses dados são tensões e queixas que se ouvem muito no mundo moderno. As pessoas reclamam que não rendem no trabalho, que não se concentram, que os extremos são muitos e não tem paciência para reuniões prolongadas. Mas é preciso ter cuidado e saber diferenciar uma coisa da outra.
Realmente existem de fato aqueles que estão no limite entre o que seria digamos o esperado para a população do “termômetro” e o patológico que exige tratamento. Vale destacar que no adulto, a dificuldade, as queixas vem da infância. Não é algo que começa apenas na vida adulta mais velha. Quando o quadro da doença é bem definido, ele se compara com seus pais e percebe que os colegas fazem o mesmo trabalho na metade do tempo. Não esquecem a maioria dos compromissos, não atrasam, já ele é um atrasado, com tomar um terço organizado a conta que esta em cima da mesa, mas ele se esquece de levar, ele perde o prazo do pagamento.
Não são coisas que acontecem de vez em quando, acontecem sempre e passam a sensação de fracasso constante, de rendimento inferior a real capacidade de produzir. Esperamos ter passado uma ideia clara sobre quadros de Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos. Para saber mais, inscreva-se em nosso canal, curta nossa página no Facebook e visite nosso site oficial.
Fonte: O que é Déficit de Atenção e Hiperatividade por Dr. Marcelo Cavalcanti