Pular para o conteúdo

Entenda o que é gravidez ectópica e seus sintomas.

O que é uma gravidez ectópica?

Receberaqui no Youtube algumas dúvidas sobre gravidez ectópica. Vamos abordar esse tema e tentar esclarecer um pouco sobre o assunto. Primeiro, precisamos entender que a gravidez ectópica é diferente de uma gravidez normal. Na gravidez normal, o espermatozoide é jogado no fundo da vagina e percorre um longo caminho, passando pelo colo do útero, entrando na trompa e fecundando o óvulo. Esse óvulo fecundado então tem uma caminhada de volta pela trompa, onde se implantará dentro do útero.

Entretanto, uma gravidez ectópica acontece quando o óvulo fecundado não consegue viajar de volta para o útero. Ele pode parar no meio do caminho na trompa, provavelmente devido a alguma doença ou patologia presente na trompa. Outra situação possível é que o óvulo fecundado caminhe para fora do útero e se implante em outras partes do corpo, como no ovário, intestino, na própria parede abdominal ou até mesmo no fígado.

Fatores de Risco

Quais são as mulheres que têm mais probabilidade de ter uma gravidez ectópica? Geralmente, são mulheres que fumam, tiveram algum tipo de doença pélvica, principalmente de caráter inflamatório, como alguma infecção por bactéria ou endometriose grave. Essas doenças deixam a trompa mais tortuosa e com anatomia diferente, prejudicando o processo de volta do óvulo fecundado. Alguns medicamentos à base de progesterona também podem aumentar o risco de gravidez ectópica.

Tratamento

O tratamento para a gravidez ectópica pode variar de acordo com a gravidade, tamanho, localização e habilidade do profissional. Existem maneiras medicamentosas, como o uso de metotrexato, um quimioterápico, ou a abordagem cirúrgica através da videolaparoscopia ou por meio de uma cesárea. É importante buscar ajuda médica o mais rápido possível, pois essa é uma situação que pode ser muito grave.

Fonte: O que é gravidez ectópica? por Dr. Vinicius Moura