Pular para o conteúdo

Entenda melhor sobre Processamento Auditivo Central


Olá pessoal, hoje vamos falar sobre um problema que pode afetar pessoas de qualquer idade: os transtornos do processamento auditivo central. Para que possamos ouvir bem, é necessário além de conseguir escutar, também entender o que ouvimos. Essa capacidade de entender o que é escutado é chamada de processamento auditivo central.
O processamento auditivo central é uma função cerebral, uma função neurológica. De forma simples, o ouvido capta o som e todas as características e mensagens que o som carrega, como som alto, som baixo, som agudo, direção do som, entre outras coisas. Isso tudo é transmitido pelos neurônios até o nosso cérebro. Qualquer alteração nessa transmissão pode levar a um transtorno do processamento auditivo central. Mesmo uma pessoa que escute bem, pode ter um transtorno do processamento auditivo central.
Existem vários sinais e sintomas que podem indicar a presença de um transtorno do processamento auditivo central, como atenção distraída, dificuldade de concentração, dificuldade de memória, inquietação ou distração em sala de aula. Algumas crianças que são diagnosticadas como sendo hiperativas, na realidade, através de uma investigação mais adequada pode-se chegar à conclusão de que o que essas crianças apresentam é um transtorno de processamento auditivo central.
Além disso, outros sintomas que podem indicar a presença de um transtorno do processamento auditivo central são a troca de letras tanto na fala como na escrita e na leitura, dificuldade de entendimento do que ouve, dificuldade para conversar com várias pessoas ao mesmo tempo e dificuldade para ouvir quando se está em ambiente com barulho. Quando existe a possibilidade de haver um transtorno de processamento auditivo central, a investigação deve ser feita através da avaliação comportamental do processamento auditivo central e dos exames eletrofisiológicos como potenciais evocados auditivos.
O tratamento adequado para o transtorno do processamento auditivo central é através do treinamento auditivo, que deve ser feito por um profissional especializado na área. Se você apresenta algum desses sintomas, procure um otorrinolaringologista e solicite uma investigação adequada. Lembre-se, ouvir bem é viver bem.
Fonte: Eu escuto, mas não entendo! Saiba mais sobre Processamento Auditivo Central por Dra. Patrícia Prazeres