Pular para o conteúdo

Entenda mais sobre a Insuficiência Cardíaca: sintomas e tratamentos

Coração Fraco – Insuficiência cardíaca

Você já ouviu falar em coração inchado ou o coração fraco? Pois bem, isso é muito mais comum do que você imagina.

Olá, eu sou doutor Pedro do Team Cardiologista Ritmo Lojista e você está mais uma vez no canal Coração em Forma. Estamos retomando os vídeos, retomando o assunto extremamente importante que é Insuficiência Cardíaca ou Coração Fraco, o coração inchado.

Para se ter uma ideia da magnitude, mais de 23 milhões de pessoas em todo o mundo são acometidas pela insuficiência cardíaca, e dessas pessoas que têm coração inchado, um terço morre em até cinco anos. Ou seja, é muito pior do que a maioria dos cânceres.

Muitas vezes, este assunto é deixado de lado e não é dada a devida importância, por isso estamos trazendo mais vídeos trazendo um assunto tão importante. Ainda para se ter ideia da magnitude da importância desse assunto, a gente sabe que na população idosa é a principal causa de internação. Ou seja, a maior parte das internações entre os idosos é por coração fraco, insuficiência cardíaca.

Bom, então vamos definir direitinho o que é a Tal da Insuficiência Cardíaca. Em suma, é a capacidade do músculo cardíaco contrair e ejetar sangue na medida em que o corpo precisa, ou ele faz isso às custas de permitir o acúmulo de líquido no corpo todo, quer seja nas pernas, barriga, acúmulo de líquido no pulmão que é o que dá falta de ar. Existem dois tipos de insuficiência cardíaca:

  • Sistólica: é uma falha na bomba, ou seja, falha na contração
  • Diastólica: é uma falha não da contração, não da bomba, mas um enfraquecimento, mais uma deficiência de relaxamento do coração

É muito importante que o coração contraia para injetar o sangue completamente no corpo, mas é muito importante também que ele relaxe para acomodar esse sangue de volta dentro dele.

Das causas de insuficiência cardíaca, a sistólica, que é a bomba fraca, hoje responde por 50% a 55% dos casos. A principal causa é um fato já falamos sobre em nosso canal, que é o infarto. Quando o infarto é tratado adequadamente, muitas vezes ele acaba enfraquecendo o músculo do coração.

Outra causa frequente de insuficiência cardíaca em nosso meio é a hipertensão, e como a doença é traiçoeira, ela é silenciosa e, silenciosamente, o coração vai ficando fraco, insuficiente. Isso é uma grande causa em nosso meio.

A doença alcoólica é outra causa frequente. Já falamos também em nosso canal sobre o álcool e o seu potencial benefício para o coração. Porém, existe o risco de, em doses altas, acima de 30 gramas de etanol para as mulheres, ele possa trazer danos ao coração. Quando falamos de 50 a 60 gramas de etanol por dia, pode levar a um enfraquecimento do coração.

Mais para o nosso meio, América Latina, Brasil, duas causas muito frequentes: a febre reumática, que talvez você em casa já tenha ouvido falar, e a Doença de Chagas, que é uma doença similar a um bicho de percevejo que acaba atacando nossa circulação, nossos músculos cardíacos, levando enfraquecimento desse músculo. Essa é uma causa muito frequente, mas ela é mais frequente na região norte, nordeste e no norte de Minas. Outras causas que vamos abordar em vídeos mais futuros são as miocardites. O coração pode inflamar, e isso pode levar a enfraquecimento do coração.

E quais são os sintomas? Como vou suspeitar que posso estar com insuficiência cardíaca? A primeira coisa é a falta de ar. Se aquela falta de ar, por exemplo, que até três meses atrás você sentia para subir uma ladeira, ao correr, de repente você começou a sentir falta de ar para andar no plano daqui a pouco, começou a sentir falta de ar para escovar o dente ou para pentear o cabelo, e vem piorando, hoje se sente falta de ar mexendo na cama, essa falta que vai piorando progressivamente, ela sugere que seja de origem cardíaca. Outro sintoma frequente de insuficiência cardíaca é o inchaço. Começa a encher as pernas, pode encher a barriga, as veias, às vezes, jugulares ficam calibrosas. É acúmulo de líquido no corpo. Outro sintoma de enfraquecimento propriamente dita, é por exemplo, a fraqueza generalizada, a fadiga, o desmaio. Isso pode ser sintoma também de insuficiência cardíaca. Claro que estes sintomas estão presentes em várias outras condições, mas se você estiver sentindo isso, procure seu cardiologista.

Falando em tratamento, claro que existem medicamentos que, a partir de diagnósticos pelo seu médico, podem ajudá-lo. Em contrapartida, existem medidas não medicamentosas que compreendem a restrição de líquidos, atividade física, abandono do cigarro, diminuição na ingestão de álcool e muito mais que pode acabar por resultar na melhora da sintomatologia. Espero que tenham gostado! Fique atento aos novos vídeos do canal e não se esqueça de consultar um cardiologista.

Fonte: Insuficiência Cardíaca (ou coração inchado) por Coração em Forma