Pular para o conteúdo

Entenda como a ivermectina funciona no tratamento de doenças.

A utilidade da Ivermectina

Introdução

A Ivermectina é uma lactona macrocíclica semi-sintética derivada do Streptomyces avermitilis. Ela é rapidamente absorvida pelo intestino e atua paralisando parasitas, intensificando a atuação do neurotransmissor GABA.

Indicações

  • Estrongiloidíase
  • Oncocercose
  • Escabiose (Sarna)
  • Larva migrans

É importante ressaltar que a Ivermectina não tem nenhuma atuação sobre o COVID-19.

Posologia

A dosagem indicada é de 200 microgramas por quilo de peso corporal, em tomada única. Para uma pessoa de 60kg, a dosagem seria de 12mg, o que equivale a dois comprimidos de 6mg cada. A repetição de outras doses só deve ser feita com indicação médica.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns são diarreias, náuseas, vômitos, redução do apetite, indisposição, coceira leve na pele, tonturas e tremores. As reações alérgicas são raras e geralmente a medicação é bem tolerada.

É importante destacar a reação de Mazzotti, que ocorre somente no tratamento de Oncocercose. Essa reação é caracterizada por febre, calafrios, vermelhidão intensa na pele, coceira, diarreia, redução da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca.

Contraindicações

A Ivermectina não é indicada para gestantes e mulheres que estão amamentando. Ela é classificada como substância de classe C, que não é indicada na gestação.

Conclusão

A Ivermectina é uma medicação útil no tratamento de algumas doenças parasitárias, mas não tem nenhuma atuação sobre o COVID-19. É importante seguir a dosagem indicada e estar atento aos possíveis efeitos colaterais. Consulte sempre um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Código:

Fonte
ivermectina como funciona por MedTV – DrJulioMassao