Pular para o conteúdo

Entenda as causas do excesso de gases no corpo


Você já teve gases em excesso? Sabe o que causa esse problema? Sabe quando dores abdominais são causadas pelos gases? Então preste atenção nesse vídeo porque é disto que eu vou falar: gases ou flatulência.
Se a primeira informação que devemos saber é o que são os gases, chamamos gases com flatos ou o que se acumula dentro do nosso sistema digestivo e que tendem a ser empurrados em direção ao reto e ao ânus para serem liberados.
E quais são os sintomas? Você deve suspeitar que está com excesso de gases em duas situações: primeiro, se estiver eliminando mais gases do que o habitual. Só para você ter uma ideia, o normal é a liberação de fato cerca de 25 flatos no homem por dia e 12 flatos na mulher.
Se você estiver suspeitando que está com gases, que outras informações é importante você saber? Quais são as possíveis causas para esse excesso de gases? Existem vários fatores, porém eu gostaria de destacar três deles:
1. A fermentação no intestino: todos nós temos inúmeras bactérias que povoam nosso intestino e elas são responsáveis por fermentar os resíduos da nossa alimentação. O resultado desse processo de fermentação é a produção de gases. Esse gás fica dentro das alças intestinais e tendem a ser enviados em direção ao ânus para ser eliminados. O tipo de bactéria presente em cada intestino e principalmente o conteúdo da nossa dieta é o principal influenciador na formação de gases. Alguns alimentos fermentam mais que outros e portanto produzem mais gás.
2. Os nossos hábitos: por exemplo, falar durante as refeições, ingerir gomas de mascar, mastigar tampas de caneta ou tomar líquidos durante a refeição, especialmente gaseificadas, fumar e comer muito rápido, são todos fatores que aumentam a produção de gás no nosso corpo.
3. As intolerâncias alimentares: a mais comum é a intolerância à lactose. 40 por cento da população adulta têm algum grau de intolerância à lactose. Quando nós não temos ainda vivadigestiva chamada lactase responsável por digerir a lactose, esse açúcar se acumula no nosso intestino produzindo uma fermentação.
Outras causas menos comuns de produção de gases são as gastroenterites agudas, a constipação intestinal e a doença celíaca, que é também conhecida como intolerância ao glúten, mas é uma doença autoimune. Além disso, é importante verificar que medicamentos você está tomando. Alguns medicamentos, especialmente os de diabetes, como a metformina acabam causando alguns laxativos que são usados para o tratamento da constipação podem causar excesso de gases.
Quero deixar claro que o excesso de gases nem sempre significa algum problema real. Mas se o sintoma estiver muito persistente ou se você não tiver conseguindo estabelecer uma causa precisa disso de gases, você deve procurar um médico, especialmente um gastroenterologista.
Um outro ponto importante para a gente se atentar é se além da flatulência, você estiver com algum sinal de alarme: a perda de peso inexplicada, dor abdominal associada a náuseas e vômitos ou sangramento nas fezes, você deve sim procurar um médico gastroenterologista.
Este é o objetivo do canal Doutor Ajuda. Quando você entende melhor os seus sintomas, você ajuda o seu médico a chegar a algum diagnóstico.
Você sabia que os exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, ajudam na mobilidade de todo o trato gastrointestinal, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso? Portanto, os exercícios são parte sim do tratamento dos gases, especialmente se associados a uma dieta pouco fermentativa.
Você está gostando do canal Doutor Ajuda? Então se inscreva no canal. Para se inscrever, você tem que entrar na página do canal cultural Doutor Ajuda no YouTube e clicar em “se inscrever”. Também no sininho ao lado, clique neste link. Automaticamente você vai receber os vídeos toda semana.
E se você gostou desse vídeo que acabou de assistir, deixa nos comentários, curta e compartilhe com seus amigos e familiares.
Fonte: O QUE CAUSA GASES EM EXCESSO? por DOUTOR AJUDA