Pular para o conteúdo

Entenda a TPM: guia para homens compreenderem sintomas e tratamentos.

Olá, meu nome é Margareth. Senhor LC, o coach de relacionamento. Ela está na TPM, não é fácil, eu te entendo. Mas uma vez que você consiga compreender o que está acontecendo no corpo dela nessa época e nesse período do mês, você vai conseguir facilitar um pouquinho mais o relacionamento entre vocês. TPM, tensão pré-menstrual, é um fenômeno que acontece no corpo da gente em que tem uma oscilação dos hormônios da progesterona e estrógeno que acontece. Esses hormônios oscilam e aí a gente começa a ter uma irritabilidade que parece que a gente não reconhece a sua mulher, então é “eu não reconheço meu namorado” ou “não reconheço minha mulher”. Quem é essa mulher? Quem é essa pessoa que de um dia para o outro simplesmente acorda outra pessoa?

Então, eu entendo que é muito difícil. Outra coisa que acontece no nosso corpo é que com essa oscilação hormonal a gente retém líquido. Eu tentei encontrar com um exemplo melhor para você conseguir entender com a retenção hídrica porque é que a gente fica inchada. Mulher começa a reclamar do “gordo barril”, “eu tô inchada”. E é realmente, ela está retendo líquido, não está mais gordinha e não é que ela está gordinha, ela está inchada, ela tem mais líquido no corpo dela.

Então, pensando, eu comecei a ver um exemplo que eu poderia te dar. Pra você conseguir entender, nosso cérebro também existe uma concentração melhor maior, direito? Então, é como se alguém estivesse pressionando o seu cérebro e o cérebro consiga coubesse dentro da sua cabeça, então você fica extremamente irritado. Então, na TPM, a gente varia da depressão para a irritabilidade forte, os dois muito forte. Ela chora sem o menor motivo ou realmente aparece uma pessoa que você nunca viu antes que fica muito irritada e quer brigar e quer entrar. Nunca quer dar uma boiada para entrar no mar.

Então, tenta fazer com que isso diminua um pouco a irritabilidade dela. Outra coisa que acontece é uma a ce r à ton a cara que é a serotonina. É aquela substância que nos dá o nosso humor e a serotonina caindo a gente vai procurar doce, chocolate, que é o que vai suprir, vai aumentar um pouco esquecida. Olha se fala, “meu Deus, minha mulher tá comendo um pacote de bolacha quando ela está na TPM”. Não só isso, que depois ela fica arrependida porque o gordo engordou. O triste, não é fácil. Então, em primeiro lugar, por sua bolsa por aqui e solte por aqui e se ela falasse está me ouvindo, total vindo.

Quando passar a TPM, por que passa, ainda bem que passa, aí você conversa com ela, escuta. Você passou da TPM, foi difícil pra você também. É muito difícil pra mim. Como é que eu poderia te ajudar? Como que você gostaria que eu me comportasse? Que o tio same aí? Eu te ouço. Provei. Parece que você está ouvindo. Como é que eu posso te ajudar? Como é que eu posso fazer com que o nosso relacionamento não fique uma loucura uma vez por mês durante três dias?

Que não é brincadeira. Então, quando ela tiver melhor, conversa com ela, fala que você quer que eu faço é que eu saia, eu vou embora, feche a porta, deixa você sozinho. O que eu te ouça, o que eu pelo menos por algum tempo eu consegui entender o que está acontecendo com você, e hoje eu entendo melhor porque nessa oscilação hormonal é mais forte que a gente.

Eu entendo que para você não é fácil. Mas, hoje eu tentei deixar um pouquinho mais claro que para gente também não possui idade, a oscilação é às vezes mais, às vezes menos, mas entendendo o que está acontecendo, vocês vão conseguir enfrentar essa uma vez por mês um pouquinho melhor. Boa tarde.

Fonte: TPM – Esclarecimento para Homens por Margareth Signorelli