Pular para o conteúdo

Entenda a Síndrome de La Tourette: Tiques motores e vocais

Síndrome de Tourette e seus sintomas

A Síndrome de Tourette foi descrita pela primeira vez pelo médico Georges de la Tourette em 1885. O diagnóstico é feito a partir da presença de tiques, comportamentos motores e/ou vocais, que ocorrem de forma isolada e descontrolada.

Geralmente, os tiques são comportamentos normais que, quando apresentados de forma isolada e em excesso, podem ser encarados como um tique. Como por exemplo, balançar os ombros, piscar repetidas vezes os olhos, fazer gestos ou ainda vocalizar sons repetidamente.

Apesar do tique ser comportamento normal, a Síndrome de Tourette só é diagnosticada quando existem vários tipos de tiques, vocais e motores, e eles ocorrem antes dos 18 anos de idade e duram pelo menos um ano.

Quando a pessoa tem uma sensação de alívio ao realizar determinado comportamento, mesmo que não seja intencional e queira parar, é mais indicativo ainda de que pode ser um tique. Eles aumentam em situações de tensão e diminuem quando a pessoa se encontra relaxada.

Há, no entanto, tipos menos comuns de tiques que chamam atenção, como a coprolalia, que é a necessidade de falar palavrões, ou a copropraxia, que é a necessidade de fazer gestos obscenos. Outros tipos de tiques são a ecolalia, repetir a última palavra ou frases, e ainda a palilalia, que é o paciente com coprolalia que repete as palavras.

Tratamento para Síndrome de Tourette

Há remédios específicos que ajudam a controlar ou diminuir os tiques, como os anti-psicóticos, que têm efeito em determinados receptores e ajudam a diminuir a intensidade dos tiques. Alguns remédios para pressão alta também têm efeito sobre alguns pacientes.

As terapias cognitivas e comportamentais também podem ser utilizadas para controlar tiques específicos.

Quando procurar ajuda?

É importante procurar ajuda médica quando os tiques trazem impacto negativo para a vida da pessoa. A qualidade de vida pode melhorar através de tratamentos específicos, principalmente quando os sintomas prejudicam o dia a dia.

O tratamento para a Síndrome de Tourette pode ser multidisciplinar, envolvendo neurologista infantil, psiquiatra da infância e terapeuta. Além disso, o diagnóstico e o acompanhamento médico podem ajudar no controle e até mesmo diminuição dos sintomas.

É importante lembrar que nem todos os remédios e terapias funcionam para todas as pessoas, por isso é importante procurar ajuda médica específica para tratar os tiques e os sintomas da Síndrome de Tourette..

Esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas da Maria Angélica e contribuído para o conhecimento sobre a Síndrome de Tourette e seus tratamentos.

Fonte: Síndrome de La Tourette: Tiques motores e vocais por Daniel Martins de Barros