Pular para o conteúdo

Entenda a relação entre Síndrome do Pânico, ansiedade e pressão alta com a psiquiatra Maria Fernanda.

Música

Olá pessoal, eu sou a doutora Maria Fernanda, médica psiquiatra, e estou de volta com mais um vídeo para vocês. A Isa é nossa jornalista que faz nossos vídeos e a convidei para participar hoje, pois ela me perguntou se já estava acostumada com essas doenças psiquiátricas. E então ela contou um pouco sobre a situação de sua amiga:

“Há alguns dias, minha amiga tem relatado que não tem dormido bem e tem um pensamento acelerado. Parece que gostaria de um descanso a toda hora, querendo resolver as coisas. Ela se sente mal, não consegue relaxar e nem descansar. Um belo dia, ela estava em casa e de repente visitou a doutora Maria Fernanda. Ela saiu com o namorado por horas, mas voltou toda apavorada, com taquicardia e pressão alta. Ela disse que estava sentindo o coração acelerado e a pressão aumentada. Fui com ela medir a pressão e testar sua respiração, mas seu coração ainda estava acelerado. Parecia mais com o síndrome de pânico.”

Gente, isso é muito comum. Às vezes, as pessoas chegam aqui e dizem que acham que têm ansiedade, pânico ou um problema de pressão. Como já falei nos meus outros vídeos, vou deixar aqui o link do meu vídeo explicando melhor o que é o transtorno de pânico. As pessoas ficam com receio de estarem morrendo ou de que algo esteja acontecendo. O transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade. Para dizer que alguém tem um transtorno de ansiedade, principalmente o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que eu também vou deixar o link do meu vídeo aqui, essa pessoa tem os pensamentos acelerados, fica agitada, preocupa-se demais e sente que a maior parte do tempo está naquele estado de preocupação, tensão ou ansiedade associada a uma irritação, tensão muscular, desconforto e dificuldade de concentração. Quando aparecem estressores muito grandes, ela pode ter uma crise de ansiedade, assim como sua amiga teve quando estava se arrumando. O coração acelera, pode haver aperto no peito, vontade de vomitar, diarreia, vista embaçada, mão tremendo, suor frio e dor de barriga. Então, uma série de sintomas.

Mas depois, você pergunta para ela: “Você já teve um momento em que sentiu que ia morrer?”. Ela pode dizer: “Sim, no lugar onde estava muito fechado, parecia que eu ia morrer.” Então, a crise de ansiedade no seu extremo é a crise de pânico. A pessoa tem um desconforto tão grande que sente que vai morrer. Ela diz: “Eu vou morrer se eu não sair daqui, meu coração vai parar, vai acontecer alguma coisa, me leva para o hospital pelo amor de Deus!”

O que é importante saber é que o transtorno de pânico e o transtorno de ansiedade precisam de tratamento. Ambos estão dentro do grupo de transtornos ansiosos, e sua amiga provavelmente precisará de tratamento. É importante passar antes com um psiquiatra de verdade, nunca um amigo ou filho.

Bom pessoal, é isso. Até a próxima semana com mais um tema. Obrigada!

Fonte: Síndrome do Pânico , ansiedade , pressão alta ? Psiquiatra Maria Fernanda explica por Neurologia e Psiquiatria