Pular para o conteúdo

Entenda a relação entre divertículos e fibras alimentares.


Relação entre Divertículos Intestinais e Fibras

Como está o Dr. Fernando Lemos, coloproctologista especializado em doenças do intestino do reto e do ânus?

Neste vídeo, eu gostaria de falar sobre a relação de divertículos intestinais e fibras, a relação que existe entre uma coisa e outra. Apenas para início, a princípio, divertículos são como se fossem uma hérnia, como se fosse uma câmara de pneu que está com uma bolha ao lado. Uma hérnia que acontece no intestino, principalmente com o passar dos anos.

Hoje, eu não vou entrar na questão que cada vez mais está surgindo pessoas jovens com 40, com 35 anos, com 50 anos que têm divertículos e que têm relação com o intestino irritado, com o sistema nervoso. Eu quero falar dos divertículos clássicos, aqueles que surgem na fase dos 45, 50, 55, 60 e 70 anos, que são devido à flacidez da musculatura intestinal.

Estima-se que, em alguns países, mas aqui no ocidente – que incluo América do Norte, América Central e do Sul, que incluem Estados Unidos, Brasil, Chile e Argentina – o acidente é chamado mais de divertículos. Na parte europeia mais ocidental, que inclui Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Espanha, a alimentação é muito parecida quando há cinema e também se parece com o mundo oriental naquele mundo fica mais caro da Ásia, um da Austrália, da Oceania, do Japão, da Índia.

Estima-se que, no mundo ocidental, que é onde nós moramos, chega às estatísticas de 70 a 80% da população acima dos 60 anos terão divertículos. É um número extremamente alerta, alarmante e preocupante. Quase todo mundo terá, quase todos nós teremos divertículos. Só que nos japoneses, por exemplo, existem muitos estudos com estatísticas. Estima-se que, aproximadamente, apenas 18% da população terão divertículos ao longo da vida. Só que um outro estudo mostrou que um grupo de pessoas que fizeram uma mudança, uma imigração para o Avaí e mudaram seus hábitos alimentares, a estatística aumentou de 18% para 50% de divertículos. Ou seja, isso já nos leva a crer que a parte alimentar tem relação total com divertículos, correto? E isso tem a ver com o ambiente, não é apenas com a genética do país ou com a nacionalidade.

É preciso lembrar: japoneses mudá-lo e aumentou a estatística. Tem relação com a alimentação. Muita ingestão de fibras, menos chance de ter divertículos. Essa relação você tem que ficar gravado. Hoje, nunca mais esquecer. Ingere bastante fibra, pouco de ver o tipo de grama. Bastante fibra – crises de diverticulite – e ingere mais fibra, menos chance de criar mais divertículos para pessoas que já têm os divertículos, porque existe essa relação de fibras e divertículos.

Primeiro, o que a fibra faz? A fibra faz aumentar o bolo fecal, trazendo português. O objetivo nosso aqui no nosso planeta intestino é falar a linguagem mais fácil para você poder entender, aumentar o bolo fecal, que identificam as fezes bem formadas, com calibre adequado, como o nosso intestino. Quando temos uma contração normal, quando tem uma contração do intestino sobre o bolo fecal bem formado, não aumenta muito a pressão do intestino. Diferente se a pessoa não tiver um bolo fecal com calibre informado, que são aquelas fezes que não têm um calibre adequado, só não tão bem formadas. Aí chega a fibra, como se encontra aí, vai ser contra aí. Não tem um anteparo, que o bolo fecal e a pressão vai aumentar, aumentando o bolo fecal que é em relação ao formato. Vai ser contra aí e o estilo vai apertar contra a parede intestinal.

Com isso, qual é a alimentação preferencial de finados? Carboidratos refinados, massas, novo e bolacha, arroz e proteína. Carlos e no mundo oriental, preferência em fibras. Têm que ter fibras que eu digo mais complexas. No sentido o seguinte, uma fibra completa deveria ter celulose ou no mínimo duas dessas 3 fibras. Então, você poderia dizer o seguinte: não estou falando que quem tem divertículos tem que comer um pé de alface por dia ou um pé de couve. Podia falar agora, não é isso que estou dizendo.

Não vou dizer que você não tem que comer fibras, frutas, verduras, legumes e fibras. Claro que não. Se deve comer. É um dado. Um pé de alface em apenas 3% do que você precisa de fibra por dia. Nós precisamos em média de 10 a 20 gramas de fibras por dia e é difícil estimar isso. Só quero dizer que com a alimentação é quase impossível chegar a essa quantidade de fibras. O ideal é você incluir fibras na dieta. Um exemplo de fibra é o farelo de trigo, que é uma fibra já trabalhada que contém a sua celulose, que tinha sua urina. O germe de trigo nós vamos fazer um vídeo diferente, jeito de trigo. Farelo de trigo já é suficiente para você usar, por exemplo, um café da manhã.

Cem gramas ou seja, uma colher e meia ou duas colheres de sopa de 200 ml no suco, iogurte ou até do leite no café da manhã é algo perfeito. Existem fibras vendidos no mercado. Eu pergunto muito por exemplo o comprometimento com nenhuma indústria farmacêutica. Planta bem o vata regular e nova fibra. Tamarine fibras que foi lançado agora também é bom. Obviamente é muito bom também são fibras de 150, 200 ml de água e suco de iogurte tomada de manhã no café da manhã. Se você acaba não tem contra indicação nenhuma, a não ser pessoas que têm problemas de constipação intestinal, um tipo chamado bloqueio católico. Isso que eu sugiro você consultar com qual o próprio lojista pra ver que tipo de fila ideal para o seu caso porque tem algum caso de um posto já falei é sobre constipação intestinal que tem algumas pessoas que se repor em muitas fibras vai estufar, vai doer o abdômen e vai piorar a constipação intestinal.

Eu estou falando que em relação fibras com divertículos e lembrando que você tem que repor no mínimo cento e um litro e meio a dois litros de água por dia porque fibra sem água eu acabo dizendo que é uma encrenca maior que você não usar a fibra. A fifa é uma faca de dois gumes. Se você não tomar água, quarteto fará parte do seu abdome, vai causar um desconforto abdominal e vai piorar a tua intenção gases.

Resumindo o vídeo: quer prevenir divertículos? Como a fibra e repõe a fila. Quem tem divertículos? Porque quem ri por fibra para evitar diverticulite e evitar o crescimento de novos divertículos e novas emissões.

Mais uma vez, eu agradeço a presença de todos no nosso planeta intestino, que estamos com alcance mundial. E para quem ainda não se inscreveu, se inscreva no nosso canal aqui, quem escreveu isso e a senhora também no cinema aqui no Youtube, que você vai receber notificações de vídeos nossos. Obrigado pela atenção e até o próximo vídeo.

Fonte: Divertículos e Fibras! Entenda a relação. por Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino