Pular para o conteúdo

Entenda a importância do cateter duplo J em cirurgias renais.


E por que razão o médico deixa o cateter após cirurgia no rim?
Oi gente, meu nome é Lucas Felipe Gomes e sou médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Nesse vídeo vamos explicar por que os médicos costumam deixar o cateter duplo J após realizarem uma cirurgia no rim.
Antes de continuar assistindo a esse vídeo, inscreva-se no meu canal do YouTube (Topo Lojista), ative as notificações e não se esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos para disseminar essa informação importante.
Quando realizamos uma cirurgia no rim, geralmente para retirada de pedra, mexemos dentro deste órgão que é densamente vascularizado. Há grandes chances de sangramento durante a cirurgia e se houver formação de coágulos dentro do rim, o cateter duplo J vai garantir a drenagem de urina do rim até a bexiga e evitar uma possível obstrução.
Além disso, durante a manipulação das estruturas renais, pode ocorrer inchaço na região que pode causar dor e desconforto ao paciente. Isso também é prevenido com a drenagem feita pelo cateter.
Outra situação em que o cateter é deixado é durante cirurgias contaminadas, causadas por bactérias, que podem formar abscessos dentro do rim. Se não houver drenagem adequada, as bactérias podem se espalhar pelo corpo do paciente, causando uma possível infecção generalizada.
Em resumo, mesmo que possa ser desconfortável para o paciente, a drenagem feita pelo cateter duplo J é uma medida de segurança importante na maioria das cirurgias renais.
Espero ter respondido a dúvida de vocês. Não deixem de inscrever-se no meu canal, curtir e compartilhar o vídeo. Deixem também suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários. Um forte abraço e até o próximo vídeo.
Fonte: Cateter Duplo J: por que razão as cirurgias no rim quase sempre usam esse cateter? por Toque de Urologista