Pular para o conteúdo

Entenda a Eutrofização com Brasil Escola – O que é, Causas e Consequências.

Música

Olá, bem-vindos à mais uma aula de biologia. Meu nome é Vanessa Sardinha e o tema da nossa aula de hoje é eutrofização.

A eutrofização é um processo ecológico bastante conhecido. Normalmente, quando falamos de eutrofização, nós lembramos da ação do homem, pois o homem ao jogar seus dejetos, como o esgoto, por exemplo, é responsável por desencadear a eutrofização.

Entretanto, esse processo também pode ocorrer naturalmente, sem a ação do homem. A eutrofização é caracterizada por, no fim do processo, ocorrer uma diminuição na taxa de oxigênio na água, o que leva à morte dos organismos ali presentes.

Existem dois tipos de eutrofização, a artificial ou cultural e a eutrofização natural.

Quando se fala de eutrofização artificial ou cultural, estamos nos referindo àquela que tem a ação do homem. O homem é responsável pelo processo de eutrofização ao despejar uma grande quantidade de esgoto, por exemplo.

Já quando falamos de eutrofização natural, estamos nos referindo àquela que ocorre sem intervenção humana. Esse processo é mais lento quando comparado à eutrofização artificial.

A eutrofização ocorre devido ao aumento de nutrientes naquele ambiente aquático, podendo ocorrer tanto naturalmente como devido à ação do homem.

Na eutrofização natural, o aumento de nutrientes pode ser devido à matéria orgânica que está próxima ao ambiente aquático.

Esses nutrientes que estão em um ambiente normalmente têm como principal componente o nitrogênio e o fósforo, que estão muito relacionados com a eutrofização.

Um dos principais processos na eutrofização é o aumento de biomassa e da produção primária do fitoplâncton. Esse aumento leva a um desequilíbrio ecológico, com a morte de muitos organismos que necessitam de oxigênio para sobreviver. Outro problema observado é a alteração na composição de espécies, causando a redução ou aumento da densidade de determinadas espécies.

A eutrofização pode trazer consequências econômicas e de saúde pública, como a proliferação de florações perigosas, que produzem toxinas e podem contaminar os organismos e o consumo humano.

Em resumo, a eutrofização é um processo que deve ser monitorado e evitado, pois pode trazer graves consequências para o ambiente e para o ser humano.

Fonte: Eutrofização – Brasil Escola por Brasil Escola