Pular para o conteúdo

Entenda a diferença entre queda de pressão, tontura e labirintite com o neurologista Saulo Nader.

Tontura por queda de pressão – Lipotimia

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Dr. Saulo, neurologista. Como você já sabe, a minha especialidade dentro da neurologia é o tratamento dos distúrbios vestibulares do equilíbrio, que envolvem tontura, vertigem e desequilíbrio.

Hoje eu queria trazer um tema para vocês que é a tontura provocada pela queda de pressão. Muita gente ganha o diagnóstico de labirintite, trata a tontura a vida inteira e nunca melhora. Na verdade, no fundo, o que ela tem é um problema de pressão, ela não tem um autocontrole ou uma regulação fina, e em alguns momentos, a pessoa sente tontura. Como isso acontece? Normalmente é uma sensação de escurecimento visual, como se a vista fosse embaçando, até algumas pessoas falam que é como se fosse um pano escuro fechando os olhos. E a pessoa pode ter uma sensação muito característica que é de quase desmaio. Então, às vezes, percebe como se quase tivesse desmaiado, mas não chegou a desmaiar. Algumas pessoas já perceberam isso, por exemplo, quando levantam muito rápido e têm aquelas luzes, aquela escuridão na vista, e precisam dar uma paradinha. Isso é normal, mas muita gente tem isso a todo momento, e aí passa a ser um problema.

Então, a tontura por queda de pressão pode acontecer em algumas situações, por exemplo, quando a pessoa levanta muito rápido. Então, ela está deitada ou sentada e levanta muito rápido para já começar a fazer alguma coisa, pode viver essa sensação de atordoamento, junto com essa sensação visual. Outras pessoas têm quando estão fazendo atividade física, então, estão caminhando para subir uma ladeira, alguma coisa, e vem a sensação de tontura, ruim para incomodar. Outras ainda podem ser por conta de uma sensibilidade dos vasos do pescoço que estão também relacionados com o controle da pressão. Por exemplo, colarinho apertado, gravata apertada, colar apertado. Isso pode fazer com que a pressão caia e tem essa sensação de tontura. E algumas outras quando fazem força, então, força para ir ao banheiro, força para carregar peso, pode viver essa sensação de tontura e de atordoamento.

Mas o que isso tem a ver com a saúde? Muita coisa. O problema da pressão baixa levando a tontura pode ser um problema de coração, cardiológico, e aí o colega cardiologista vai lidar com isso. Mas muitas vezes, o problema está no sistema neurológico que controla os vasos do corpo. Então, a todo momento, em todos os movimentos que eu faço, o meu sistema neurológico está ajustando o calibre dos meus vasos para os olhos, para sempre adequar a quantidade de sangue, para que a pressão não caia. Se o meu sistema neurológico que faz esse controle fino está desajustado, está desequilibrado, então meus vasos demoram mais para responder a esse comando e a pressão cai momentaneamente. Então, uma queda muito sutil por um curto espaço de tempo, mas que leva a pessoa sentir tontura porque falta um pouquinho de sangue lá em cima.

Se você tem uma tontura que ganhou o nome de labirintite ou não, mas que está há muito tempo e não resolve, pode ser que a sua tontura seja lipotímia. Vale a pena procurar um especialista na área para dar uma checada e tentar resolver esse problema. A lipotímia tem tratamento, obviamente, dependendo da causa, a gente consegue interferir para que a pessoa tenha uma vida inteiramente normal, sem desconforto e sem tontura incomodando.

Espero que tenham gostado do vídeo! Semana que vem, voltamos com mais um vídeo sobre outras especialidades. Um abraço pessoal!

  • Tontura
  • Vertigem
  • Desequilíbrio
  • Labirintite
  • Lipotimia
  • Queda de pressão

Fonte
Queda de pressão X Tontura X Labirintite. Entenda a diferença com o Neurologista Saulo Nader por Neurologia e Psiquiatria