Pular para o conteúdo

Entenda a Crise Focal na Epilepsia: Causas, Sintomas e Tratamentos




Crises focais

Crises focais

Crises focais, nada mais é do que qualquer crise que não se generaliza e onde o paciente apresenta um sintoma específico dependendo do local onde ela se inicia. Algumas características curiosas é que as pessoas não imaginam que uma crise possa ter sintomas focais completamente estranhos. Por exemplo, o paciente pode ter uma crise em que o seu tom de riso relaxe ou pode ter uma crise em que o paciente tenha uma queda ou fraqueza súbita, ou mesmo uma sensação de mal estar que às vezes é confundido com transtorno de ansiedade. Ele pode ter uma súbita sensação de um cheiro muito forte que ninguém sente perto do ambiente. Obviamente, estes não são sintomas comuns da crise focal, mas o mais comum é a crise motora focal.

Na crise motora focal, o paciente começa a ter uma alteração do movimento no membro superior ou inferior, inclusive na face. O paciente tem aquele membro completamente consciente, mas ele fala que perdeu o controle do pé ou perdeu o controle da mão. Na verdade, é a crise que está no local e qualquer sintoma pode ser caracterizado como crise focal, dependendo de onde está aquele foco primário da crise. Muitas vezes, elas são secundariamente generalizadas, começando a envolver mais áreas do cérebro.

Não existe um sintoma específico para crises focais, podendo desencadear desde problemas motores até sintomas de ordem emocional como desmaios e crises de choro. É comum que pacientes com transtornos de ansiedade acabem sendo diagnosticados erroneamente como crises focais, já que sintomas como taquicardia, sudorese e falta de ar podem estar presentes em ambos.

É importante lembrar que o diagnóstico nem sempre é fácil, já que muitas vezes o paciente pode apresentar um comportamento diferente ou sintomas pouco comuns. Recentemente, atendi o caso de uma menina que apresentava comportamento incomum durante a adolescência. Após diversos tratamentos com psiquiatras, foi feito um exame de imagem que constatou um tumor cerebral. Após a cirurgia, a menina voltou a ter comportamento normal.

A crise focal pode ter uma gama de sintomatologia bastante difícil de ser interpretada pelo médico. Quando o paciente pensa estar sofrendo de depressão, às vezes pode ser uma lesão cerebral que causa os sintomas. É importante sempre buscar ajuda médica especializada para um diagnóstico correto.

Em suma, a crise focal pode apresentar sintomas variados e incomuns, mas sua ocorrência deve sempre ser investigada para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.


Fonte: Crise Focal (Epilepsia) por Julio Pereira – Neurocirurgião