Pular para o conteúdo

Endoscopia Digestiva Alta: o que é, como é feita e para que serve Vídeo SPED

Em toda a endoscopia digestiva alta é um procedimento endoscópico seguro, que permite ao médico observar o revestimento do tubo digestivo alto, o que inclui o esôfago, estômago e duodeno. O endoscópio é um tubo flexível da espessura de um dedo, que contém uma luz e uma câmera em uma de suas extremidades. A imagem captada permite ao médico inspecionar o interior do tubo digestivo. O endoscópio possibilita também a coleta de amostras para análise e realizar tratamentos minimamente invasivos que outrora eram apenas possíveis através da cirurgia.

As principais razões para a realização de Mendonça são: dificuldade em engolir, azia, vômitos, má digestão e durou desconforto abdominal, hemorragia gastrointestinal ou remoção de corpos estranhos. Discutidos os conhecimentos de alterações evidentes a nutriz, exames bem como diagnosticar e tratar pólipos, tumores ou os antes de submeter a endoscopia.

Deverá estar informado e esclarecido quanto à sua indicação, em que consiste, seus benefícios e riscos e alternativas, devendo colocar todas e quaisquer dúvidas ao médico que prescreveu e o que executará a indústria será pedido que confirme se encontra adequadamente informado e esclarecido através da assinatura de um documento. Deverá também informar o seu médico de qualquer problema de saúde, alergias, indicação que esteja a tomar em andamento, a utilização da medicação antiagregante pois e coagulantes não poderá ingerir alimentos sólidos. O indivíduo deve vir devidamente em jejum nas 3 horas que antecedem o exame, podendo consumir água e chá que poderá vir até tesoura certas. Deverá discutir com o médico de endoscopia vai ser realizada o sem sedação.

Nos exames sem sedação, pode ser utilizado um anestésico local na forma de gel na extremidade literário, outra vez num separei colocado na garganta, diminuindo a sensação de vômito e desconforto, quando da introdução do endoscópio, permitindo permanecer desperto durante o exame e dá para casa logo depois, que sem necessitar de acompanhante.

Nos exames realizados sob sedação endovenosa, é administrado sedação através de uma veia, com o objetivo de atingir o nível de sedação que torna o exame mais confortável, sem comprometer sua segurança. A sedação é já eu acredito polegar procedimentos desconfortáveis ou dolorosos, que não entendo a reação a estímulos verbais e táteis. É mais usado em procedimentos endoscópicos de acordo com a avaliação de risco e invalidez. A complexidade do procedimento pode ser necessário uma sedação mais profunda, e se fosse objetivo de qualquer tipo, durante fazer-se acompanhar por alguém responsável. Não devemos ficar sozinho, trabalhar, tomar decisões importantes, nem conduzir durante o resto do dia.

O exame demora aproximadamente 7 minutos, estando o paciente em uma posição confortável, deitado sobre o lado esquerdo. O exame tem início com a introdução de um endoscópio através da boca. Para proteger os dentes, o endoscópio é colocado uma peça de plástico entre os maxilares. A maioria das pessoas não tem dificuldade em engolir este aparelho.

Mas pode ocorrer desconforto, otimização de vômito, na sua passagem na garganta, à medida que se faz a introdução e passagem do endoscópio. O tubo digestivo é insuflado com ar, de modo a facilitar o avanço do aparelho e melhorar as condições de visualização das paredes. A distensão provocada pode causar um gesto conforto, não vivo, e que pode aerotização. O endoscópio não interfere com a respiração, sendo aconselhável manter uma respiração profunda e lenta durante o procedimento de endoscopia.

A endoscopia é segura e as complicações são raros. No entanto, a sua frequência aumenta à medida que aumenta a complexidade dos procedimentos realizados, principalmente terapêuticos. Os eventos adversos mais comuns são os cardiopulmonares e são habitualmente ligeiros. Raramente pode ocorrer hemorragia, que é usualmente tratada durante a endoscopia. A perfuração é muito rara e constitui o universo tivesse mais comigo. Quando surge, pode ser tratado endoscopicamente. Mas pode obrigar a realização de cirurgia.

Terminar de endoscopia será utilizado durante um período variável de tempo. Após obter a alta, podemos retomar uma dieta sem restrições, a menos que seu médico indique o contrário. E quando sentir algum desconforto ou dor de garganta, pelo normal sentido. Extensão abdominal, devido ao ar introduzido durante a endoscopia. Se tiver algum sinal ou sintoma de possíveis complicações relacionadas ao exame, contate seu médico no caso de dor torácica ou abdominal intensa, energia após endoscopia, manifestada por vômitos com sangue ou semelhantes a borra de café e fezes negras, deve recorrer ao serviço de urgência, fazendo-se acompanhar do relatório do exame.

O Windows Coppio é uma endoscopia simples, rápida e segura.

Fonte: Vídeo SPED: Endoscopia Digestiva Alta por Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva