Pular para o conteúdo

Endometriose intestinal: quando é seguro operar?


Olá, eu sou o Dr. Frederico, ginecologista e especialista em reprodução humana e endometriose. Nesse vídeo, vou falar sobre a necessidade ou não de realizar cirurgia nos casos de lesão de endometriose intestinal. Acompanhe o vídeo e entenda como nós fazemos e tomamos essa decisão.
A endometriose intestinal é o local mais comum de acometimento por endometriose fora dos órgãos reprodutivos. Tirando os órgãos da região pélvica, o trato intestinal é o mais afetado. Basicamente, o intestino grosso, reto e o sigmoide são os mais acometidos pela endometriose. Às vezes, outras lesões como apêndice, ceco e intestino delgado também podem ser afetados, principalmente na região do íleo.
Então, sempre que há lesão no intestino e é necessário fazer a retirada da endometriose, é preciso realizar a cirurgia. No entanto, é importante lembrar que a cirurgia para endometriose é complexa, especialmente as lesões profundas que acometem a pelve, o intestino, a bexiga ou a uretra.
Sempre que vamos tomar uma decisão sobre operar ou não uma paciente com endometriose profunda, precisamos ter bem claros os critérios de escolha desse tratamento cirúrgico ou não. Dentre os critérios de escolha, o principal deles é a presença de sintomas. Quais são os sintomas mais comuns da endometriose? Cólica menstrual forte, intensa com intensidade acima de 7 na escala de 0 a 10, dor para defecar, diarreia no período menstrual, sangramento nas fezes e eventualmente até o intestino mais preso do que o habitual no período menstrual.
Existem variações desses sintomas, mas, em geral, esses são sintomas frequentes e comuns em mulheres com endometriose intestinal. Então, se a mulher tem uma lesão de endometriose no intestino e tem muitos sintomas relacionados a essa razão ou outras lesões da pelve, um dos caminhos para o tratamento é a cirurgia.
Obviamente, dependendo do caso, da lesão, dos sintomas, da idade da paciente e dos objetivos do tratamento, pode ser tentado o tratamento hormonal com bloqueio da menstruação. No entanto, suponhamos que temos uma paciente que tem uma lesão de endometriose no intestino e não tem sintoma nenhum. Será que ela precisa fazer a cirurgia? Por que ela deve ou não fazer a cirurgia?
Toda vez que vamos decidir sobre a cirurgia, precisamos pesar os riscos e os benefícios da realização daquele determinado tratamento. A cirurgia para endometriose é uma cirurgia mais complexa e delicada que deve ser feita por profissionais experientes, diante do risco de complicações que podem ocorrer na cirurgia de endometriose profunda.
Como é uma cirurgia que traz riscos e muitas vezes riscos importantes, principalmente quando a cirurgia intestinal é necessária, corre-se o risco de complicações, como a deiscência, que é a abertura do local onde se fez a cirurgia ou da anastomose intestinal. Dependendo do tipo de paciente, da idade e do motivo da cirurgia, a taxa de complicação varia entre 2 a 5%. Em geral, pacientes com endometriose são pacientes jovens, na maioria das vezes saudáveis e índigas.
Então, se a paciente está bem, sem sintomas, convive bem com aquela lesão de endometriose e esta não tem necessidade de tratamento cirúrgico, não é necessário cirurgia. Se ela está buscando, por exemplo, uma gravidez e não está conseguindo e tem endometriose, pode ser indicada a cirurgia por objetivo de tratar a infertilidade, mas não para tratar sintomas que ela não tem.
Sempre pesamos a localização da lesão, o tamanho da lesão, se a lesão é grande, se o crescimento é rápido, o número de lesões, etc. Lesões pequenas de endometriose no intestino em mulheres que não têm sintomas ou os sintomas são muito leves não precisam de cirurgia. Pode ser feito o acompanhamento com ginecologista especialista com exames de rotina pelo menos uma vez por ano, o exame físico, a consulta e exames de imagem.
Porém, se a lesão está crescendo de forma rápida, em algum momento, essa paciente acabará tendo sintomas ou terá seu quadro agravado. Então, a indicação de operar é importante para prevenir futuros sintomas ou complicações.
Esses são os critérios que usamos para decidir sobre operar ou não operar mulheres com lesão de endometriose intestinal. Mulheres com lesão pequena de endometriose intestinal e que não têm sintomas, nem sempre precisam de cirurgia. É sempre importante avaliar o caso individualmente.
Espero ter esclarecido suas dúvidas e que tenha gostado do vídeo. Peço que deixe seu like, acompanhe nosso canal e divulgamos nosso canal no Instagram e no Telegram. Temos um canal exclusivo para mulheres com endometriose, onde conversamos sobre a doença e nos ajudamos. Até o próximo vídeo!
Fonte: QUANDO NÃO OPERAR ENDOMETRIOSE INTESTINAL ? por Dr. Frederico Corrêa