Pular para o conteúdo

Enalapril: quando evitar, como funciona, como usar e para que serve


Na fila de saúde de hoje vamos falar sobre o Enalapril, um dos medicamentos mais vendidos em todo o mundo. Ele é utilizado no tratamento de todos os graus de pressão alta, hipertensão renovascular, todos os graus de insuficiência cardíaca e nefropatia diabética. O Enalapril pertence à família dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA). Esta substância é um dos responsáveis pelo controle da pressão arterial.
Os principais benefícios que o Enalapril traz são a redução da pressão arterial e a proteinúria, que é a perda de proteínas na urina. Isso pode indicar que os rins não estão funcionando bem. A pressão alta e o diabetes são as principais causas da nefropatia.
Como se toma: No Brasil, podemos encontrar o Enalapril na forma de comprimido de 5, 10 ou 20 mg por dia. O início do tratamento da pressão alta deve ser de 5 a 10 miligramas e os ajustes de tratamento são feitos a cada dez ou quinze dias até que o controle da pressão arterial esteja bom. A dose máxima diária recomendada é de 40mg. Alimentos não alteram a absorção do remédio.
Quando não devo usar: Pessoas com estenose bilateral da artéria renal, com níveis de potássio no sangue no limite superior do normal ou em piora aguda da insuficiência renal devem evitar o uso de Enalapril ou de outros medicamentos da mesma classe dos inibidores da ECA. O Enalapril também é contraindicado durante a gravidez e aleitamento materno. O medicamento deve ser suspenso assim que possível depois da confirmação de gravidez. Converse com seu médico sobre a substituição do medicamento.
Efeitos colaterais: Um efeito colateral relativamente comum é uma tosse seca persistente. Ela pode aparecer uma ou duas semanas após o início do tratamento e, em alguns casos, pode levar até seis meses para aparecer. Essa tosse em geral desaparece com a suspensão do uso da medicação. Se estiver apresentando esse sintoma, converse com seu médico.
O Enalapril é um medicamento importante no controle da hipertensão arterial e outras doenças renais. No entanto, é importante que cada paciente seja avaliado individualmente por um médico.
Espero que este conteúdo tenha sido útil. Se tiver dúvidas ou quiser deixar sua opinião, escreva nos comentários. Eu sou Carlos Cunha, médico de família, e este foi o meu vídeo sobre o Enalapril. Se você gostou, deixe seu like, inscreva-se no canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos. Aproveite e compartilhe este vídeo com seus amigos e familiares.
Fonte: Enalapril: em que situações devo evitar esse medicamento? Como funciona? Como usar? E pra que usar? por Médico para toda vida