Pular para o conteúdo

Embrião de 6 semanas com Hematoma Subcorial/Subcoriônico

Hematoma subgaleal na gravidez

No vídeo a seguir, vamos falar sobre o hematoma subgaleal ou subicorionico, também conhecido como “nicotina”. Embora muitas pessoas não tenham ouvido falar deste tipo de hematoma, ele é mais comum do que se imagina, afetando cerca de 25% das gestações.

Este tipo de hematoma é como um pequeno coágulo entre as membranas da placenta, que ainda não está totalmente formada. Não se trata de um descolamento da placenta, mas sim de um acúmulo de sangue entre essas membranas e a parede do útero, ocorrendo quando o embrião se fixa nesta parede.

Embora ainda não se saiba exatamente por que ocorre esse descolamento, em alguns casos há sangramento e em outros não. No meu caso, não houve sangramento, mas meu corpo precisou lidar com o sangue acumulado entre o embrião e a parede do útero.

Geralmente, a gestação segue tranquilamente após cerca de duas semanas, que correspondem aos três primeiros meses de gravidez. No entanto, durante um exame de ultrassonografia com meu médico, foi detectado um pequeno coágulo em meu saco gestacional, correspondente a cerca de 15% de sua área total.

Já ouvi casos de mulheres que chegaram a ter mais de 50% da área do saco gestacional afetada pelo hematoma, mas em ambos os casos, a gestação acabou correndo bem.

O tratamento recomendado para a hematoma subgaleal é o repouso total, incluindo subir escadas somente uma vez ao dia. No meu caso, decidi afastar-me do trabalho e fiquei de repouso na casa da minha mãe, que pode me ajudar com as tarefas diárias.

Também foram prescritos medicamentos para ajudar na manutenção da gravidez, além de beber bastante água e comer um ovo por dia. Embora não haja estudos científicos que comprovem sua eficácia, decidi fazer essas coisas por conta própria.

Estava ansiosa e preocupada durante os próximos 20 dias, mas felizmente, em meu segundo exame de ultrassonografia, a área afetada pelo hematoma tinha diminuído para 10%. Mais 20 dias depois, a área afetada era de apenas 10%, e em 12 semanas, meu bebê estava se desenvolvendo normalmente e não havia mais sinais do hematoma.

Se você estiver grávida e tiver um hematoma subgaleal, não se preocupe – na maioria dos casos, mais de 90% das gestações, não há problemas e nenhum risco de aborto. Faça repouso e siga as recomendações médicas, como beber bastante água e manter uma dieta saudável.

Mantenha a fé e confie que tudo ficará bem – seu bebê estará se desenvolvendo saudavelmente e em breve, estará em seus braços. E lembre-se, há um grande grupo de apoio a você, compartilhando experiências semelhantes com a hematoma subgaleal e ajudando a lidar com quaisquer preocupações.

Fonte: Hematoma Subcorial / subcoriônico – embrião de 6 semanas por MMA Mães, mulheres e afins!