Pular para o conteúdo

Elimine sua dor nas costas com as dicas da Fisioprev


Saudações a todos! Hoje trouxe uma dica fundamental para aliviar suas dores na coluna. Vamos pensar em uma forma simples e objetiva, porque muitos pacientes, muitos alunos, muitos clientes realmente chegam lá: como eu tiro a minha dor na lombar? Como eu alivio? Um exercício para travar.
Então, eu pensei em um exercício bem simples que vai promover um alívio bem significativo sobre a sua região lombar. Porque eu resolvi ir justamente pensar na dor lombar. A dor lombar, pensando nas estatísticas, ela atinge 80% da população. Então, se você não teve dor ainda, mas é um forte candidato a ter essa dor. Se a gente pensar nessas estatísticas, a gente tem que pensar nas causas. Quais geralmente são as causas? Tem que pensar no stress, na obesidade, pessoas com má postura. Então, tem várias causas e muito desses 80% estão relacionados com manuseio de carga e movimento pesado. Agachar de forma inadequada pode causar um dano na coluna. Não vamos pensar nessas situações. Quais são as causas? E a gente precisa evitar essas causas para combater a dor lombar. A gente precisa entender o que está causando. Certo?
Então, essa é uma das dicas que eu dou abordando muitas pessoas. Elas apresentam dores na região lombar e ela não sabe por quê. Então, para entender o motivo, eu falei das causas e agora vocês precisam entender. Vou demonstrar que na imagem ao lado, a gente tem três curvaturas fisiológicas. Primeira é a curvatura fisiológica da região cervical. Depois a gente tem a cifose, que é a curvatura normal da nossa coluna. Depois, sim, a lordose lombar. A partir do momento em que a gente tem uma perda da curvatura, muitas vezes eu tenho uma retificação lombar. A retificação lombar é fundamental das pessoas que têm essa retificação. Combatê-la, pode visualizar aqui na imagem. A retificação lombar, ela causa um achatamento entre as vértebras. Então, a função principal da nossa coluna é absorver cargas e muitas vezes, quem tem essa retificação acaba tendo um achatamento entre. Às vezes, tem a ação da gravidade. Quando a gente tem ação da gravidade, a gente tem a diminuição do espaço em 30%.
Outra situação bem simples de entender: se tinha estatura de manhã e mídia estatura período da tarde, a gente vai ter uma diferença de estatura justamente pela ação da gravidade. A gente tem que promover um alívio dessa região que está achatada. Então, esse vai ser para relaxar e aliviar a compressão dos discos intervertebrais. Vai abrir espaço.
Bom, gostaria de fazer algumas considerações antes de a gente iniciar nosso exercício. A dica serve para todos. Todos podem executar essa dica. Nem sempre isso é uma receita de bolo. Cada pessoa é um indivíduo. Então, pode existir pessoas que tem hiperlordose lombar. Ela não tem por que fazer um exercício que ela já está com a curvatura acentuada. Eu demonstrei anteriormente. Não é hiperlordose, não é indicada. É indicada principalmente para as pessoas que têm a retificação lombar. E se você tem esse propósito, eu acabei de fazer um vídeo fresquinho aqui. O aplica no canto superior esquerdo, no início. Tem uma dica especial para você. Quem mais não pode realizar essa dica? Pessoas que têm estenose do canal vertebral. Muita gente pode causar dor. Então, na dúvida, sempre use essa dica para todos. Se tiver dúvida se deve fazer ou não fazer o exercício e está causando dor, não realize.
E lembrando todos vocês, aproveitem e se inscrevam no meu canal e o mais importante, deem seu like. Mas também, se você não gostou, você tem todo direito de sugerir a recomendações para mim. E deixe seu comentário que a gente sempre vai procurar fazer o melhor pra você. Espero realmente que vocês beneficiem dessas informações.
Bom, agora se você conhece alguém, um amigo seu, um familiar, um parente que tenha dor lombar, mande esse vídeo para ele. Que eu garanto que vai aliviar muitas dores lombares dele. Vai melhorar bastante qualidade de vida.
Bom, vamos lá. Para a realização do exercício, precisa-se de uma toalha. Uma toalha de banho. Você não imola a toalha com aquela bainha. Dessa forma, não pode rolar. A toalha é certa que vão precisar de uma superfície, vista um pouquinho. Pode ser o chão, pode ser um componente – na sua cama. Tac atacama é mais flexível. Vão tentar barriga pra cima. Isso aqui a gente vai posicionar no nível de um barrado na região um bico. Vou demonstrar aqui. Ó, decisão feita a barriga pra cima. Se posicionou a toalha em um nível domingo. A primeira posição a gente vai impressionar os joelhos, achar os ombros e vai manter essa posição. E vai inspirar pelo nariz, outra no ar pela boca fazendo uma respiração pelo diafragma. Na hora que for respirar, a gente vai utilizar o diafragma, soltando ar de cirandas. O meu nome é Camila.
Pra cima é uma respiração diafragmática. A gente vai permanecer nessa posição. Procure relaxar. Se quiser colocar uma musiquinha por lembrando dessa dica que eu falei ao decorrer do dia, a gente fica muito achatada nessa coluna. E aí, a gente tem que fazer isso no final do dia. Essa dica legal que a gente chega no final nosso expediente, nosso trabalho. A gente faça essa dica à noite antes de dormir.
Aí, você fica dois minutos nessa posição. A partir daí, para intensificar, para alongar um pouco mais, para relaxar as costas, a gente vai esticando as pernas, a gente xinga as pernas fronteiras, palmas da mão pra cima. E vai manter mais dois minutos nessa posição. Realizando respiração normalmente.
Bom, a partir do momento que você ficou o tempo que fiquei de 45 minutos, a essa questão do tempo, você pode permanecer na posição da primeira parte o tempo que você achar necessário até promover o relaxamento. Pra gente intensificar um pouco, é uma técnica para inibir as cadeias musculares. A gente vai precisar fazer o seguinte: abre as pegas um pouquinho mais do que a largura do seu quadril até para a direção dos ombros. A gente vai girar os pés pra dentro e vai permanecer com os pés nessa posição. Depois, ergue o braço da cabeça, estica os braços e gira os polegares pra fora. Encontra o domingo dedinho 1 e EI tracionando braço pra cima. E vai manter essa posição durante cinco minutos. É importante manter todo o período.
Bom, para encerrar, gostaria de me despedir. Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo.
Fonte: Como acabar com a sua dor nas costas – Fisioprev por FISIOPREV