Pular para o conteúdo

Elimine os pontos de atrito em sua estratégia com essas dicas


Olá tudo bem?
Eu sou André Motafisioterapeuta osteopata e autor do livro digital com segredos da coluna sem dor. Hoje, eu quero terminar um exercício super legal para você que sente dores nas costas, principalmente se tiver aqueles pontos doloridos entre a região das escápulas e na região lombar.
Para isso, você vai precisar de uma bolinha de tênis. As dores decorrentes de problemas de sobrecarga de coluna boa parte delas decorrem da sobrecarga nos músculos. Ou seja, os músculos ficam sobrecarregados, tensionados, limitam o movimento e causam dores.
Essa técnica que eu vou ensinar hoje é muito boa para aliviar essas dores de coluna, para desmanchar esses nós, esses pontos doloridos que aparecem em torno da coluna. Qualquer pessoa pode utilizar essas técnicas de forma segura, desde que siga as recomendações que eu vou passar aqui no vídeo.
Com a bolinha de tênis, você pode massagear uma região que está dolorida e que é difícil alcançar. Então, pode usar a técnica da pressão mantida ou técnica da compressão isquêmica. Na pressão mantida, você concentra a pressão e mantém a pressão em cima de um ponto dolorido, de um ponto sensível, de um ponto gatilho e mantém essa pressão até a dor ceder ou por 90 segundos.
Lembrando que na técnica da pressão mantida, a dor deve ser de leve a moderada. Se a dor for intensa, não é sinônimo de eficácia da técnica. Às vezes, a gente pensa que quanto mais dor você sentir, melhor é a técnica. E não é, geralmente ao contrário. Quanto menos dor você sentir, melhor é a técnica.
Para executar a técnica, coloque a bolinha nas costas, perto da região que você sente incômodo. Apoie a coluna na parede, mantenha os pés um pouco mais afastados da parede e afastados entre si, mais ou menos a largura dos ombros. E a partir daí, use os joelhos dobrando e esticando para procurar pontos mais doloridos. Quando você encontra um ponto mais sensível, mais dolorido, pode manter aquela pressão por 90 segundos ou mais, ou então ficar massageando aquela região.
Aos poucos, você vai ver que esses pontos doloridos, que essas regiões coloridas, elas vão ficando mais moles, mais flácidas. E isso é um bom sinal, significa que a musculatura está saindo daquela posição, daquele momento de proteção, de retração, de tensão muscular para um movimento, para o momento de relaxamento muscular. E geralmente, quando a musculatura deixa de ficar pressionada e tensionada, ela alivia também a dor e alivia também todos os seus sintomas, inclusive aquela rigidez, aquela sensação de ver coluna presa.
Quero fazer um último alerta aqui para você: evite passar a bolinha e trabalhar pontos doloridos que são exatamente na coluna. O objetivo aqui é trabalhar a musculatura. Então, trabalhe de um lado da coluna, do outro, em cima das escápulas, pode até chegar a trabalhar a região cervical. Mas em cima da coluna, daqueles ossinhos que aparecem nas costas na exatamente na região da coluna, evite colocar a bolinha lá, porque não é nenhuma dessas técnicas que vai fazer aliviar essa dor no osso.
Se você gostou desse vídeo, marque logo gostei ou curtir aqui. Se você está me vendo pelo YouTube ou pelo Facebook e como sugestão de vídeo, vou deixar o outro exercício que utiliza uma bolinha de totó, pebolim ou de golfe para aliviar a dor nos pés.
Eu vou ficando por aqui. Um grande abraço e até o próximo vídeo.
Fonte: Acabe com os PONTOS-GATILHO por Dr. Alexandre Mota