Pular para o conteúdo

Elimine Gases e Barriga Inchada: 10 Dicas do Dr. Fernando Lemos

E aíE aí

E como está eu sou Doutor Fernando Lemos, coloproctologista e cirurgião especialista em doenças do intestino. Nesse vídeo, vou te dar a solução para você se livrar do excesso de gases, também conhecido como estofamento, barriga inchada ou distensão abdominal. A seguir, apresentarei práticas simples que vão mudar a sua vida e os seus processos em relação às orientações que você recebeu até hoje de muitos médicos e até mesmo aqui em redes sociais.

Antes de começar, quero deixar uma coisa muito clara: Todo paciente que chega comigo com o problema de gases, ou barriga inchada e estofamento, sempre ouve a mesma coisa que é muito importante de se fazer: exames! Não dependente de exame para melhorar. A partir de orientações, você pode melhorar em até 80% em apenas uma semana.

No entanto, é importante lembrar que, embora eu esteja tradicionalmente lutando pelo diagnóstico, muitas pessoas já estão tratando para esse lado. Por exemplo, para o problema de distensão abdominal, a pessoa que tem problema de gás na barriga, eu tenho que fazer um exame para intolerância à lactose e glúten, ecografia para uma olhadinha no fígado e vesícula, e até mesmo uma videocolonoscopia. Tudo depende da idade e da sintomatologia de cada paciente.

Antes de mais nada, é responsabilidade dizer que você não deve tratar essa condição de forma inconsequente e deve procurar um médico especialista. Agora, vamos às dicas práticas que podem mudar a sua vida:

1. Beba 600 ml de água de manhã em jejum, em temperatura ambiente

Depois, espere meia hora para tomar o café da manhã. Fazer isso ajuda a aumentar o reflexo gastrocólico e a movimentar os gases no intestino. Além disso, pode diminuir a sensação de barulhos na barriga ou de estar sempre inchado.

2. Caminhe 30 minutos por dia

Além de ser excelente para a saúde em geral, a caminhada também ajuda a movimentar os gases no intestino, prevenindo a distensão abdominal.

3. Evite a lactose

Se você tem problemas com gases, evite alimentos com lactose, já que ela tem efeito pró-inflamatório. Procure por produtos zero lactose, ou caso não consiga, tente passar uma ou duas semanas sem consumir produtos com lactose.

4. Use probióticos para ajudar a regular a flora intestinal

A maioria da população mundial vive uma disbiose, ou seja, tem mais bactérias ruins do que boas no intestino. O uso de probióticos pode ajudar a regular essa flora intestinal.

5. Mastigue bem a comida

Mastigar bem os alimentos ajuda na digestão e reduz a formação de gases. Tente mastigar pelo menos cinco vezes antes de engolir.

6. Não fique muito tempo sem ir ao banheiro

Se você tem constipação intestinal, ou se você tem dificuldades em esvaziar completamente o intestino, é importante fazer com que ele funcione. Procure um coloproctologista para orientações específicas.

7. Não tome líquidos durante as refeições

Tome líquidos cerca de 15 minutos antes ou 15 minutos após as refeições para evitar sobrecarregar a digestão e formar gases.

8. Não fale muito enquanto está comendo

Ao falar muito enquanto come, você acaba engolindo ar, o que pode resultar em mais gases.

Conclusão

Com essas dicas práticas, você pode melhorar a sua qualidade de vida e reduzir a sensação de gases, barriga inchada ou desconforto abdominal. É importante lembrar que cada caso é um caso e se você tiver dúvidas, procure um médico especialista. Não deixe de compartilhar esse vídeo com seus amigos e familiares, para que possamos ajudar cada vez mais pessoas.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal e deixar o seu like no vídeo para ajudar na divulgação!

Fonte: 10 Dicas para Eliminar os Gases e a Barriga Inchada! Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino ensina por Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino