Pular para o conteúdo

Eliminando Lentes de Contato: Tratamentos para Ceratocone e Ptose

Dependentes das lentes de contato no ceratocone

Olá, boa tarde a todos! É um prazer revê-los aqui no nosso canal do YouTube. Aqui quem fala é Cláudio Trindade, oftalmologista do Instituto de Oftalmologia Cançado Trindade, em Belo Horizonte. Hoje, vou gravar uma mensagem dedicada aos portadores de ceratocone que se encontram numa batalha diária com as lentes de contato. A gente conhece muito bem essa relação de amor e ódio dos portadores de ceratocone com as lentes de contato. Elas são, não tenha dúvida, um grande aliado no tratamento do ceratocone. E agora, apesar disso, elas também causam alguns transtornos no dia a dia.

E essa mensagem é justamente para essas pessoas que se encontram independentes das lentes de contato e fazem uso delas diariamente para conseguir enxergar e ter uma vida normal. Gostaria de compartilhar um caso recente que a gente teve aqui no Instituto. Uma paciente de 35 anos que se encontrava na situação de total dependência das lentes de contato. Tinha uma visão muito ruim que não melhorava muito com os óculos e ela se via nessa situação de dependência de lente de contato nos dois olhos.

Para tentar mudar essa história, ela se submeteu a uma cirurgia de Anel de Ferrara há dez anos nos dois olhos. E apesar de uma melhora na topografia, uma redução do astigmatismo, a visão ainda permaneceu de certa forma comprometida e ela ainda se via dependente das lentes de contato. E ela continuou na busca por uma alternativa, alguma saída para essa situação. E há três anos, ela encontrou uma saída para o olho esquerdo. Ela fez com a gente aqui uma cirurgia que consiste na extração do cristalino e na implantação de uma lente intraocular associada ao implante estenopeico no olho esquerdo.

O resultado dessa cirurgia foi muito favorável e ela alcançou uma visão de 20/30 J2 sem nenhum tipo de correção, sem óculos, sem lente de contato. Com ela ficou muito satisfeita com o resultado. Como um óculos com um pequeno grau, ela ainda tinha uma melhora ainda maior. Enfim, conseguiu alcançar essa independência da lente de contato no olho esquerdo. Isso foi há três anos atrás. Como ela estava indo de certa forma bem acostumada com as lentes de contato no olho direito e agora ela já tinha uma independência parcial das lentes de contato, a gente naquele momento não indicou nenhuma cirurgia. Optou por continuar utilizando a lente de contato no olho direito.

E retornou agora, três anos depois da cirurgia. E aqui conseguimos ver quais são os efeitos do uso prolongado de lentes de contato no olho dessa paciente. A gente consegue ver aqui que a pálpebra do olho direito não abre muito bem, enquanto que o olho esquerdo, que há três anos já não viu nenhum tipo de lente de contato em contato com ele, tem uma abertura normal. Essa é uma das complicações comuns do uso excessivo de lente de contato rígida que é a ptose, uma pequena agressão da lente de contato. A musculatura da pálpebra tem sua função prejudicada e, consequentemente, ela não abre o suficiente. Isso pode ter uma repercussão tanto estética quanto funcional, já que os cílios já estão obstruindo parcialmente a visão.

E é nesse cenário que a gente vai indicar uma cirurgia de implante estenopeico quando o uso da lente de contato está sendo problemático. Seja do ponto de vista da rotina diária que começa a ficar muito trabalhoso, muito desconfortável, ou quando começa a surgir algum tipo de situação como essa em que o olho direito, sem as lentes, tem continuado com a visão muito embaçada. E aqui, podemos ver a abertura normal da pálpebra do lado esquerdo, enquanto o olho direito não abre mais do que 6mm. E aqui, o exame desse olho esquerdo, a gente consegue ver os dois segmentos de anel e o implante estenopeico muito bem posicionado.

Eu gostaria de ilustrar aqui o que muitas vezes as lentes de contato podem trazer, complicações. E é importante ressaltar que essa ptose, essa queda da pálpebra, às vezes, quando a gente interrompe o uso da lente de contato, só essa interrupção já é suficiente para causar um retorno da abertura da pálpebra. Às vezes, incompleto ainda, e talvez seja ainda necessária alguma intervenção cirúrgica na pálpebra para poder restabelecer a função normal. Mas é isso, eu queria gravar essa mensagem rápida para os portadores de ceratocone para mostrar que existe sim essa alternativa do implante estenopeico para alguns casos selecionados que pode acarretar uma total independência das lentes de contato com o resto da vida.

Deixo aqui um grande abraço e nos vemos em breve no próximo vídeo.

Fonte: Ceratocone e Ptose – Como eliminar de vez as lentes de contato por IOCT Academy