Pular para o conteúdo

Efeitos da Eletroconvulsoterapia na Saúde

Matéria sobre a eletroconvulsoterapia e a nota do Ministério da Saúde

Olá, meu nome é Mariana Varella, sou editora chefe do portal Drauzio Varella. E eu sou Luiz, editor do site e faço o podcast Entrementes, também sobre saúde mental. Hoje vamos comentar sobre a matéria que fizemos sobre a coluna do Luiz, que aborda a eletroconvulsoterapia e a nota do Ministério da Saúde a respeito de saúde mental.

A nota lançada no começo de fevereiro gerou muita polêmica por ter mencionado a eletroconvulsoterapia, também conhecida como terapia de choque. A forma como os veículos de comunicação deram destaque a essa parte da terapia de choque gerou muita impressão de que o problema é a existência da eletroconvulsoterapia, já que ela tem uma imagem associada à tortura e foi usada indiscriminadamente no passado.

No entanto, é importante ressaltar que a eletroconvulsoterapia tem um uso restrito e é eficaz em pouquíssimos casos. Ela nunca é tida como a primeira linha de tratamento e é usada apenas em casos graves de transtornos psiquiátricos, quando outros tratamentos não foram eficazes. A eletroconvulsoterapia é realizada com todos os parâmetros de segurança conhecidos atualmente, incluindo anestesia.

Na nota do Ministério da Saúde, a eletroconvulsoterapia foi mencionada como um exemplo de tratamento para transtornos psiquiátricos, o que gerou ainda mais polêmica, já que existem outras opções de tratamento mais simples e acessíveis que poderiam beneficiar mais pessoas.

É importante destacar que o atendimento e o cuidado na área de saúde mental no SUS ainda são precários. Falta medicação, acesso a terapias e profissionais para acompanhar os pacientes. Seria muito mais efetivo se o Ministério da Saúde aumentasse o número de profissionais e recursos para melhorar o atendimento.

No texto da coluna do Luiz, há mais detalhes sobre a nota, o uso da eletroconvulsoterapia e outras opções de tratamento para transtornos psiquiátricos. Confira no link abaixo.

  • Mariana Varella, editora chefe do portal Drauzio Varella
  • Luiz, editor do site e apresentador do podcast Entrementes

Fonte
Eletroconvulsoterapia e a nota do Ministério da Saúde | Drauzio News #17 por Drauzio Varella