Pular para o conteúdo

Efeitos Colaterais de Medicamentos nas Tireoides: O que Saber

E a gente sempre deve ficar atento com o medicamento que podem trazer oscilações na produção de hormônios da tireoide. Se lembra quais são né? T4, T3. Acontece que esses dois hormônios só são produzidos por conta de oferta de iodo a e sob estímulo o endócrino de um hormônio chamado TSH, espécie h, liberado pela hipófise, faz a nossa glândula tireoide a produzir T4, T3.

Mas vou te trazer aqui dois exemplos extremos. Um medicamento que pode potencializar a produção dos hormônios da tireoide e outro que pode reduzir a produção desses hormônios.

Em relação ao que pode aumentar, e trazer em tomar tiroidite, uma produção excessiva de T4, T3, seria uma substância que é usada como antiarrítmico principalmente em idosos com o nome de amiodarona. Amiodarona é repleta de átomos de iodo contendo iodo excessivo. A exposição a essa quantidade de ouro também favorece a produção de hormônios T4, T3, trazendo risco de tiroidite. A estima-se que um em cada cinco pacientes um apresenta transtornos de oscilação de produção de T4, T3 é por conta da amiodarona ao longo do tempo. Então é um bom exemplo de iatrogenia medicamentosa.

O outro lado pacientes usuários de carbonato de lítio que sofrem de transtorno de humor bipolar, principalmente o lítio, pode comprometer a ação do estímulo do TSH para a produção de hormônios T3 e T4. Resumindo, usuários de carbonato de lítio devem ter os níveis monitorados de T4, T3, porque são mais vulneráveis aos problemas de hipotiroidismo.

Então fiquem atentos aos sinais que o hiper liper tirou e deu apresenta que é calor excessivo, insônia, perda de peso, isso pode ser então efeito colateral da amiodarona. E por outro lado, o carbonato de lítio pode trazer cansaço excessivo, frio, aumento de peso, edema, isso pode ser também derivado do hipotiroidismo induzido pela exposição ao lítio-íon.

Fonte
Medicamentos que interferem na produção de hormônios da tireoide por ICTQ – Pós-Graduação Farmacêutica