Pular para o conteúdo

Drogas lícitas: tudo o que você precisa saber.

As drogas lícitas – O que você precisa saber

Olá, somos o projeto Drogas, o que você deve saber da Faculdade de Farmácia da UFMG. Estamos aqui para ajudar você. Hoje, vamos falar sobre as drogas lícitas.

O que são drogas lícitas?

Drogas lícitas podem ser caracterizadas como substâncias naturais ou sintéticas que possuem capacidade de alterar o comportamento do indivíduo e cuja produção, distribuição e consumo são permitidos por lei. Tanto que existem algumas restrições no Brasil, por exemplo, a venda é proibida para menores de 18 anos.

Exemplos de drogas lícitas

No segundo círculo, o álcool, as anfetaminas, os ansiolíticos e o tabaco são exemplos de drogas lícitas.

O consumo de drogas lícitas e a pandemia de COVID-19

Devido ao estresse causado pela pandemia, as pessoas se encontram mais suscetíveis e vulneráveis. Alguns fatores, como ansiedade, medo e angústia, recebem diretamente o aumento do consumo de drogas lícitas. Assim, as pessoas utilizam essas substâncias como válvula de escape, com objetivo de minimizar os sentimentos ruins. Podemos observar isso, por exemplo, em estudo realizado logo após o início do isolamento social em uma cidade chinesa, onde começou a pandemia, que indicou o aumento do consumo de álcool. No Brasil, também houve aumento no consumo de bebidas alcoólicas e cigarros durante o período de quarentena, segundo dados do projeto CONVIDA, pesquisa de comportamento realizada pela ENSP/Fiocruz.

Riscos para a saúde

O consumo de drogas lícitas é prejudicial para o funcionamento do organismo. A falsa sensação de bem-estar associada ao consumo dessas drogas está atrelada a uma série de consequências graves para a saúde, com a possibilidade de vista de doenças relacionadas ao seu consumo exagerado, além de alterações psicológicas que podem levar até a atos de violência. O álcool e o tabaco são as drogas mais consumidas no mundo, além de serem legalizadas na maior parte dele. O consumo de álcool, mesmo sendo socialmente aceito e até incentivado, é uma importante porta de entrada para as outras drogas. Estima-se que 98% de dependentes químicos são dependentes do álcool. Além disso, o uso excessivo de álcool pode trazer consequências sérias para o indivíduo, como a cirrose e hepatite alcoólica, a depreciação do sistema nervoso e o desenvolvimento de outras doenças. O tabaco também é um grande vilão para a saúde, os efeitos tóxicos são inúmeros, não apenas para os usuários, mas também para quem convive com eles. Os denominados fumantes passivos, parceiros de fumantes, apresentam um risco aumentado para desenvolver algumas doenças, como, por exemplo, derrame cerebral, infarto e câncer no pulmão.

Ficou alguma dúvida? Escreva um comentário para continuar aprendendo mais. Não se esqueça de se inscrever no canal e ativar o sininho para receber notificações de conteúdos novos. Até logo!

Fonte: Drogas lícitas: o que você deve saber? por SED_UFMG