Pular para o conteúdo

Dores crônicas no joelho: dicas e soluções com Kotolak

Dor no joelho: o que é a Condromalacia Patelar

Olá, pessoal! Aqui é o Titularvim do Canadá e hoje vamos falar sobre a Condromalacia Patelar, uma patologia muito comum que pode afetar muitas pessoas, mas nem todos sabem que a possuem.

A Condromalacia Patelar nada mais é do que o desgaste da cartilagem que fica entre a patela e o fêmur, causando dor e desconforto no joelho. A cartilagem tem a função de amortecer o impacto durante os movimentos, mas com o tempo pode se desgastar e diminuir, chegando a um ponto em que pode causar artrose se não for tratada adequadamente.

Os sintomas incluem dores ao subir e descer escadas, dores ao ficar muito tempo sentado, dores ao ficar muito tempo de joelhos ou ao se levantar depois de agachado. É mais comum em mulheres devido a fatores hormonais, anatômicos e o uso frequente de saltos.

Os exercícios de alto impacto, como corridas e pulos, podem causar lesões na cartilagem e agravar a Condromalacia Patelar. Portanto, é fundamental fortalecer os músculos ao redor do joelho para aumentar a estabilidade e evitar que a patela fique se movendo em excesso, causando mais desgaste.

Dependendo do grau da patologia, o médico poderá indicar exercícios de fortalecimento muscular ou até mesmo evitar os movimentos de alto impacto. É importante sempre procurar um médico em caso de dor persistente no joelho.

Obrigado por assistir! Nos acompanhe nas redes sociais e até o próximo vídeo.

Fonte: Papo com Kotolak: como evitar e resolver as dores crônicas no joelho por Iridium Labs