Pular para o conteúdo

Dor nos rins ou nas costas: como diferenciar? Cólica renal explicada.

Olá, sejam bem-vindos a mais um vídeo do canal da clínica Doutor com Jim, um centro de dor em São Paulo. Eu sou Doutor Marcos Pai, especialista em fisioterapia e acupuntura, e hoje vou falar um pouco sobre como você pode diferenciar uma dor nas costas de uma crise renal.

Primeiro, geralmente, a dor nas costas tem causa muscular ou algum problema com hérnia de disco ou artrose nas vértebras, como já discutido em outros vídeos. E em alguns casos mais raros, a dor lombar pode ser o sintoma de uma cólica renal.

Então, para determinar se a dor é das costas ou de algum problema renal, é preciso levar em consideração os seguintes pontos: o local da dor, o tipo e gravidade da dor, náuseas, vômitos e alterações na urina.

Falando agora sobre como esses pontos são ligados quando renal e com dor nas costas, então primeiro, localização. Geralmente, a dor renal vai ser localizada abaixo da caixa torácica, em um ou ambos os lados da coluna, independentemente da condição afeta um ou dois fios. A dor também pode irradiar para a região abdominal, virilha ou até para as coxas. Geralmente, a dor nas costas também pode irradiar nessa mesma região, mas também pode ocorrer em qualquer outro ponto da coluna.

O padrão e tipo da dor são diferentes. Geralmente, a dor da coluna acaba sendo uma dor mais em aperto, pressão, com mais limitação de movimento. O tipo e a gravidade da dor também influenciam. No rim, é muito comum a formação e funcionais que são pequenos cristais se aglomeram e formam pedrinhas. Dependendo do tamanho, elas podem passar pelo sistema urinário sem causar o maiores problemas. Porém, é possível que as maiores, ao se mover do rim para os ureteres e sair pela bexiga, podem ir a um desconforto, uma dor muito intensa, e a tapíoca com o tempo quantas.

A dor nas costas pode ter várias causas e vários tipos de dor nas costas. Geralmente, é preciso ver o diagnóstico quando a causa é mais muscular. É uma dor mais surda que piora com o movimento e que varia de leve a grave, dependendo do que desencadeou a dor. Já nos casos de problemas de nervos, a sensação de queimação é muito comum, e a dor também pode irradiar para as duas pernas, para uma perna, chegando até o pé, tornozelo e a panturrilha. A dor óssea também pode causar dor nas costas, pode ser por causa de fratura, queda ou uma dor pouco mais súbita, moderada a grave.

Quando a gente tem também uma cólica renal, a gente pode ser sintomas associados: urina turva ou sangue, é uma dor ou dificuldade para urinar, uma necessidade persistente de urinar, e até um sempre sensação que nos vasos de homem a bexiga, pode ter náuseas, mal-estar, vômito, constipação, ou até diarreia. Em casos mais agudos, também pode ter pouco de febre, mialgia, calafrios e também tontura.

Alguns sintomas que são mais associados à dor lombar geralmente são sintomas mais mecânicos: uma dor ou rigidez ao longo da coluna, uma dor aguda que pode pegar lombar, subir até o dorso fetal, pescoço. Geralmente, a pessoa acha difícil ficar em pé devido à dor ou contratura. Então, ela tenta deitar para repousar e pode ter dificuldade para andar, se for uma dor tão forte, ela pode sentir dormência ou formigamento nas costas que se espalha, pode ter fraqueza em uma ou nas duas pernas, pode ter uma sensação de incapacidade de esvaziar a bexiga. Em casos mais graves de hérnia de disco, pode ter uma perda do broly ou começa a perder xixi com tosse, riso ou com mandar, por exemplo. Pode ter também um pouco de diarreia, constipação ou se era pegar uma estrutura mais profunda.

Assim, que perguntar, a gente percebe que os sintomas associados é melhor forma de tentar diferenciar as duas dores. Enquanto, no primeiro caso, tais sintomas estão ligadas ao trato urinário, o segundo, quando a dor nas costas geralmente relacionada ao movimento

Algumas causas comuns de dor renal são pedras nos rins e infecções renais e infecções no trato urinário ou traumas, lesões nos rins. Algumas causas de dor na coluna parecem apenas aqui um resumo mais breve. Aqui no canal, tem vários vídeos específicos para dor em cada uma das partes a coluna. Então, se você quer aprofundar um pouco mais, é só entrar para ver outros vídeos.

Mas que a gente pode dizer, postura inadequada ficar de pé ou sentado um período muito prolongado, espasmos musculares, tensão muscular exagerado, lesões nas costas como fratura, queda, a lesão em disco, seja por degeneração ou hernia de disco. Deslocamento até o comprimento de disco, curvaturas anormais a coluna, como escoliose, cifose, lordose, as mais severas podem causar um desequilíbrio muscular gerador.

Também, é sempre importante dizer fica atento aos sintomas, ao padrão da dor e se a dor tá melhorando ou não. O vídeo de hoje está chegando ao fim, porém, vocês podem tirar dúvidas aqui nos comentários, e tentaremos responder a todas. Fiquem ligados nos próximos vídeos do canal. Até a próxima!

Fonte: COMO DIFERENCIAR DOR NOS RINS DE DOR NAS COSTAS? CRISE DE CÓLICA RENAL – VEJA MAIS por Dr. Hong Jin Pai – Dor, Fisiatria e Acupuntura

Marcações: