Pular para o conteúdo

Dor no peito: possíveis causas e tratamentos com o Dr. Lucas Fustinoni – Médico – CRMPR 30155

Oi, gente do Canal Éclairé.

Aqui é Lucas Fustinoni.

Você está sentindo dor no peito e quer saber o que pode acontecer? Geralmente a gente tem o costume de achar que qualquer dor no peito “estou tendo um infarto”.”Meu coração está morrendo”. Mas saiba que existem vários outros problemas de saúde que podem estar levando a dor no peito e muito semelhante ao infarto. Por isso que é importante sempre estar atento a esses sinais e procurar o médico sempre o mais rápido possível.

Então, para citar aqui doenças que fazem dor no peito que não sejam infarto. Nós temos vários vídeos a respeito do infarto.

  • A costocondrite. O que é isso? A inflamação das cartilagens da caixa torácica. A caixa torácica tem músculos e tem cartilagens que acabam sofrendo, às vezes, inflamações. A diferença então dessa inflamação para o infarto é que, no infarto, a dor não dói ao apertar, gente, o coração quando você aperta, ele não dói, porque o coração está envolvido no pericárdio dentro da cavidade torácica. Agora, quando você aperta e dói, muito sugestivo que seja um problema de costocondrite.
  • Outro problema de pele, agora, já pensou um problema de pele estar simulando um infarto? É a herpes zoster, que os antigos chamavam de cobreiro. É um vírus que se reativa fazendo uma dor lancinante. Uma dor muito importante igual como se estivesse queimando mesmo, na região do peito. Então, isso também é diagnóstico diferencial de dor no peito.
  • Pessoas também que sofrem de artrite, de fibromialgia, também podem estar doendo o peito de maneira muito forte, tendo que buscar um médico.
  • Também em relação aos distúrbios do esôfago. O esôfago conecta a boca até o estômago, descendo pelo peito e alguns distúrbios podem estar causando uma dor lancinante, uma dor muito forte, por exemplo, refluxo gastroesofágico quando o ácido que está no estômago volta para o esôfago, causando uma dor no peito, um desconforto muito importante. E uma doença que poucas pessoas conhecem é o refluxo espasmo do esôfago. O esôfago é uma musculatura que vai contraindo levando a comida e, às vezes, se contrai de maneira inadequada, de maneira inapropriada, dando uma dor muito semelhante, também, à dor do infarto.
  • Essa dor também pode ser caracterizada por problemas nos pulmões. Seja uma pleurite – uma inflamação da região que envolve os pulmões e, também, uma pneumonia. Tem pessoas que têm pneumonia sem febre, sem tosse e a única coisa que tem é dor. Por isso que não dá para ficar tratando em casa, não dá para ficar esperando melhorar sozinho. Então, a pneumonia, às vezes, pode levar a quadros graves. E pneumonia também é uma das doenças que mais mata no Brasil. Então tem que tomar cuidado. E a pneumonia também pode estar doendo quando a pessoa respira. Então, tem vários outros sintomas, além de infarto, que pode estar levando à dor no peito.

Nós temos um vídeo aqui em que nós falamos sobre os sinais do infarto. Como vocês podem saber, então, se está tendo um infarto. É muito interessante toda a população saber.

Lucas Fustinoni, do Canal Éclairé. Um forte abraço e até a próxima.

Fonte: VOCÊ ESTÁ COM DOR NO PEITO? O QUE PODE SER? – Dr Lucas Fustinoni – Médico – CRMPR 30155 por Dr Lucas Fustinoni