Pular para o conteúdo

Dor no peito: possíveis causas cardíacas, pulmonares e estomacais

Dor no peito: o que pode ser?

Muitas pessoas com dor no peito temem um ataque cardíaco, mas para esse sintoma existem várias causas. É preciso entender o que está por trás do problema para que o tratamento seja adequado. Não é à toa que dor no peito é uma das mais frequentes queixas que levam pacientes a pronto socorros, afinal o desconforto pode sugerir problemas cardíacos considerados a principal causa de morte em todo o mundo, entre eles o infarto ou ataque cardíaco.

Principais sintomas do infarto

O principal mais clássico é a dor no peito, uma dor no peito que pode ser bem em cima do peito, lado esquerdo, pode ser no meio do peito e pode ser embaixo da mama. De forma geral, ela pode ter radiação para o braço esquerdo, para os dois braços, para a mandíbula, para a região do estômago e para as costas. Mas uma dor como essa nem sempre está relacionada com o coração, qualquer órgão localizado no pescoço, no tórax ou no abdômen também pode provocar o sintoma.

Causas da dor no peito

  • O pulmão é um deles, a causa mais importante na minha opinião é a embolia pulmonar que a gente chama de tromboembolismo pulmonar. O enduro é um coágulo que sair de algum lugar do seu organismo foi parar no pulmão que geralmente lazer e do membro inferior das pernas.
  • A dor torácica ainda pode indicar problemas no aparelho digestivo, como refluxo gástrico, gastrite ou úlcera.
  • Uma das causas mais frequentes de dor torácica é o do peito, ou seja, o excesso de gás.

Então aquela pessoa que fez me tocou uma feijoada com um monte de cerveja e tá sentada com os amigos bater papo vem uma dor de uma pontada, realmente uma pontada, e passa e aí depois de alguns minutos bem de novo. Então é uma dor que ela não é contínua. Caracterizar a dor é essencial para o diagnóstico.

Diferente da dor provocada pelo excesso de gases, o infarto tende a causar forte pressão no peito e pode durar mais de 30 minutos ou até horas. Os problemas pulmonares são geralmente acompanhados por tosse, já a gastrite ou úlcera podem ser acompanhadas de queimação quando se fica muito tempo sem comer. Esses detalhes devem ser comunicados ao seu médico que fará exames para confirmar a origem da dor.

Em caso de suspeita de um infarto, procure ajuda médica imediatamente. Para saber mais sobre saúde cardíaca, acesse a Minha Vida.

Fonte
Dor no peito pode ter origem no coração, no pulmão e no estômago por Minha Vida